G1

Oposição ganha nova munição para desgastar governo Lula: suposta tentativa de intervenção no TikTok

Líderes oposicionistas dizem que presidente admitiu que pediu à China para enquadrar o TikTok. Assessores presidenciais negam qualquer intervenção em uma rede social. A oposição ganhou nova munição para desgastar o governo Lula. Líderes oposicionistas estão acusando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de pedir ajuda ao presidente da China, Xi Jinping, para fazer uma intervenção no funcionamento do TikTok.

Segundo esses líderes, isso mostraria o real desejo do governo Lula de censurar as redes sociais que publicam críticas a seu governo. Assessores de Lula afirmam que a oposição está distorcendo os fatos e que o presidente jamais defenderia uma intervenção numa rede social.

Segundo esses assessores presidenciais, somente o Judiciário pode tomar, no Brasil, medidas contra as plataformas digitais. Eles lembram o episódio envolvendo o X, do empresário Elon Musk, que chegou a ficar suspenso no Brasil depois de não cumprir decisões judiciais.

A oposição tem outra avaliação. Segundo líderes do PL, Lula acabou "confessando" a suposta intervenção ao buscar defender a primeira-dama, Rosângela Janja Silva, do incidente provocado por ela com o presidente da China, Xi Jinping.

Lula se irrita com vazamento de fala de Janja em reunião com presidente chinês

Lula disse, em entrevista na China, que foi ele quem abordou o tema do TikTok com Xi Jinping. E que Janja acabou pedindo a palavra e falando que a rede social estava permitindo a divulgação de mensagens e posts que colocam em risco a segurança de mulheres e crianças no Brasil.

Diplomacia

A equipe chinesa reclamou com diplomatas brasileiros que o tom da Janja, ao se direcionar a Xi Jinping, era de cobrança e desrespeitoso. E que não havia previsão de ela falar no evento. O presidente chinês não gostou e retrucou, dizendo que o Brasil pode não só regulamentar as redes sociais como banir o TikTok.

Durante a entrevista, Lula disse que acertou com seu colega chinês a visita de um assessor de confiança de Xi Jinping para tratar do funcionamento de redes sociais, principalmente do TikTok.

Segundo eles, Lula e Janja estão preocupados é com o uso da plataforma para agredir e fragilizar mulheres e crianças. Foi essa reclamação que a primeira-dama fez ao presidente chinês e que gerou mal-estar no governo da China.

Seja como for, a oposição também está usando o episódio para seguir na sua estratégia de não admitir nenhuma regulação das redes sociais no Brasil, ao estilo dos Estados Unidos.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.