Cerimônia emocionante reuniu familiares, profissionais de saúde e voluntários no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA), nesta quinta-feira (15). Paciente internado no HRBA há 8 meses realiza sonho de se casar
Internado há oito meses no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, o paciente Erivelton Pereira viveu um momento de rara beleza: ele se casou com a companheira de longa data, Camila de Jesus, dentro da unidade hospitalar onde luta diariamente pela vida.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A cerimônia, realizada nesta quinta-feira (15), emocionou profissionais de saúde, amigos e familiares que acompanharam o casal ao longo dessa jornada marcada por desafios e resistência. O casamento foi fruto de uma ação coordenada pela equipe de humanização do hospital, com apoio de diversos colaboradores e voluntários.
Amigos e familiares estiveram presente na cerimônia de casamento
Kamila Andrade/g1
“A gente passa por atendimentos de diversas equipes profissionais, incluindo a nossa equipe de humanização. Em uma das ações de voluntariado afetivo, o nosso paciente expressou esse desejo de casar. O HRBA se tornou palco desse momento tão especial e inesquecível. O amor não espera”, afirmou o diretor geral do HRBA, Matheus Coutinho.
Erivelton e Camila já viviam juntos e têm três filhos. O sonho de oficializar a união, no entanto, sempre foi adiado, até que a internação prolongada se tornou o impulso necessário para concretizar esse desejo.
“Foi a doença que fortaleceu a gente. A gente já queria, mas não tinha a chance. Com a doença, nós ficamos mais fortes, a família se uniu. Decidimos mostrar que até com a doença existe felicidade. O amor mostra isso, o amor é tudo”, declarou Erivelton, emocionado.
O gesto de amor, segundo ele, é também uma forma de resistir: “Nós não podemos desistir da vida por causa de uma doença.”
Para Camila, o casamento foi um ato de gratidão. “A gente passou por fases boas e ruins. Hoje só reforçamos a nossa aliança. A gente já vinha cumprindo esse juramento desde que se juntou. É gratidão por tudo e por todos”, disse.
A cerimônia foi preparada com cuidado e carinho por profissionais de várias áreas do hospital. Médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros colaboradores se mobilizaram para que tudo saísse como planejado.
A mãe do noivo, Edileusa da Silva Pereira, visivelmente emocionada, também falou sobre o momento. “É um sentimento meio triste e alegre ao mesmo tempo. São quase oito meses de sofrimento, mas é o primeiro filho meu que está se casando. Mesmo nessa situação, é uma alegria, porque ele tem a família dele, já tem filhos e precisava disso. Graças a Deus conseguimos realizar esse sonho dele”, contou.
Ela também agradeceu o cuidado recebido pelo filho no HRBA. “Não tenho do que reclamar. É um hospital que trata muito bem o meu filho, graças a Deus.”
Ao final da cerimônia, o que ficou foi a certeza de que o amor, de fato, é remédio potente. “Nosso intuito é não só oferecer tratamento de saúde, mas também gerar vínculos afetivos. Isso impacta diretamente no tratamento e recuperação do paciente”, completou Matheus Coutinho.
O casamento foi realizado dentro do HRBA
Kamila Andrade/g1
Eles disseram sim para o amor
Kamila Andrade/g1
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região