G1

PCC e Comando Vermelho dominam crime organizado no Paraná: veja mapeamento feito pelo Ministério Público


Ministério Público faz levantamento sobre atuação de facções criminosas no Paraná

Um levantamento realizado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (MP-PR), identificou as principais facções criminosas que atuam no estado. Veja lista abaixo.

Segundo o MP-PR, o tamanho e a atuação dessas facções têm impacto direto na rotina de diversas regiões do estado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PR no WhatsApp

As principais facções no Paraná são:

Primeiro Comando da Capital (PCC);

Comando Vermelho;

Máfia Paranaense;

Cartel do Sul;

Facção Ferro Velho;

Primeiro Grupo Catarinense.

PCC

Regiões onde o PCC domina no Paraná

Ivan Rasera/Artes RPC

De acordo com o Gaeco, o PCC é o grupo com mais integrantes no Paraná, refletindo a atuação da facção na maior parte do país. O grupo está no estado desde 1998, após a transferência de três fundadores do grupo para presídios paranaenses.

Apesar de ter ações espalhadas pelo território, a facção tem presença mais forte em Londrina e no Norte Pioneiro, regiões próximas a São Paulo. Os promotores destacam que o grupo está envolvido em crimes violentos, como rebeliões, ataques a agentes de segurança e tráfico de drogas.

Comando Vermelho

Regiões onde o Comando Vermelho domina no Paraná

Ivan Rasera/Artes RPC

Outra facção presente no estado é o Comando Vermelho, originário do Rio de Janeiro.

Desde 2014, integrantes do grupo foram presos no Paraná. O levantamento indica que a fação inicialmente atuou no litoral, como Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba, mas que atualmente também tem envolvimento em delitos em cidades do Oeste, como Palotina e Foz do Iguaçu, e nos Campos Gerais, em Ponta Grossa.

O avanço do Comando Vermelho está marcado pela disputa territorial, principalmente pelo controle de pontos de venda de drogas. Segundo o levantamento do MP, essas disputas estão diretamente ligadas ao aumento de homicídios nas regiões afetadas.

Outras fações

Regiões onde a Máfia Paranaense, o Ferro Velho e o Cartel do Sul dominam no Paraná.

Ivan Rasera/Artes RPC

Além do PCC e do Comando Vermelho, outras facções surgiram no Paraná ou em estados vizinhos e foram identificadas pelo Gaeco:

Máfia Paranaense: criada em 2014, em presídios de Curitiba e Piraquara. A atuação permanece restrita a algumas unidades da região metropolitana.

Facção Ferro Velho: ligada a homicídios e tráfico de drogas em Maringá desde 2011.

Cartel do Sul: começou a se consolidar em 2021 na Casa de Custódia de São José dos Pinhais e expandiu atuação para cidades do litoral e Campos Gerais, envolvendo-se em crimes violentos e tráfico internacional.

Primeiro Grupo Catarinense: não possui célula própria no Paraná, mas mantém ligação com crimes no estado desde 2013, principalmente relacionados a outras facções e tráfico de drogas.

O Ministério Público reforça que acompanha o crescimento das facções no estado, com operações frequentes de combate ao crime organizado.

O avanço também parte das ações das forças policiais do estado, que precisam investir em treinamento constante das equipes e de trabalho de inteligência.

"Temos todo o trabalho das inteligência integrada entre as polícias, em especial a Polícia Militar, Civil e Penal. Nós mapeamos isso por região e atuamos de forma mais intensiva com tropas especiais nessas áreas, para que crimes não aconteçam", afirmou o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira.

LEIA TAMBÉM:

Homens desaparecidos ao fazer cobrança: Munições são encontradas em propriedade vendida a suspeitos do crime

Veja como participar: Dois concursos no oeste do Paraná oferecem 63 vagas e salários de até R$ 21,5 mil

Caso Evandro: STJ mantém decisão que anulou processos dos condenados

Gaeco Paraná PR

Reprodução/RPC

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias em g1 Paraná.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.