G1

Pescadores e vaqueiros unem famílias e perpetuam tradições em Porto Alegre do Piauí


Piauí de Riquezas - 16/08/2025

O Piauí de Riquezas deste sábado (16) visitou Porto Alegre do Piauí, município localizado 405 km ao Sul de Teresina, com mais de 2,5 mil habitantes e que tem a pesca como principal atividade econômica e cultural.

Como símbolo da tradição do comércio pesqueiro e navegação pelo Rio Parnaíba, o principal ponto turístico do município, um mirante, carrega a forma de uma proa de barco.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

O surubim, peixe de água doce apreciado por ter uma carne saborosa, é um dos mais abundantes no Rio Parnaíba. Dois da espécie estão entre os maiores pegos pelo pescador José Batista, de 50 anos - 40 deles dedicados à pescaria.

"Comecei com nove anos de idade. Todos os meus tios pescam, aprendi. Os maiores da minha vida foram de 24 e 27 quilos. E amo fazer esse serviço", disse.

Outra tradição viva em Porto Alegre do Piauí é a Cavalgada dos Vaqueiros, dentro da programação dos Festejos da cidade. A programação inicia com um café da manhã, seguido pela celebração da Santa Missa, dedicada à devoção e proteção de Nossa Senhora.

Após a bênção, os vaqueiros percorrem, em cavalgada, as principais ruas da cidade. Durante o percurso, aboiadores entoam versos em homenagem aos vaqueiros e como forma de valorização da cultura nordestina. O evento é encerrado com o almoço com boi no rolete.

Veja imagens

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.