G1

Polícia investiga conflito entre PMs e foliões no Carnaval em Porto Alegre; VÍDEO


Imagens mostram foliona sendo imobilizada pela Brigada Militar (BM) e sofrendo socos desferidos por um dos policiais. Embate teria começado após discussão entre público e PMs. Polícia investiga conflito entre PMs e foliões no carnaval em Porto Alegre

A Polícia Civil começou a investigar um conflito entre policiais militares (PMs) e foliões que estavam reunidos em bares durante o Carnaval na madrugada deste sábado (1º) no bairro Cidade Baixa, na Região Central de Porto Alegre. Pessoas sofreram ferimentos e foram detidas.

📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

Vídeos mostram um grupo de policiais imobilizando uma foliona no chão e desferindo socos nela (veja as imagens acima).

Ao g1 e à RBS TV a Brigada Militar (BM) disse, em nota, que "ocorreu uma desordem envolvendo diversas pessoas que estavam obstruindo a via, sendo necessária a intervenção dos policiais militares no local" e que instaurou um inquérito "para apurar os fatos" (leia, abaixo, a nota na íntegra).

De acordo com a Polícia Civil, o conflito aconteceu por volta das 3h na Rua General Lima e Silva.

Testemunhas contaram à RBS TV que a BM fazia policiamento ostensivo pelo local e alguns foliões questionaram os agentes a respeito da razão de haver tantos policiais no local, criticaram não haver em outras regiões da cidade e também a decisão da prefeitura de não fazer desfile oficial de blocos durante Carnaval.

Em certo momento, os policiais teriam estacionado viaturas no meio da via e pedido para que o público fosse para as calçadas, pois estariam na parte central da rua. Os questionamentos continuaram até que um dos policiais teria dado voz de prisão para duas folionas.

Teria sido a partir desse momento que começou o conflito. Uma das pessoas que estavam reunidas, uma mulher trans, foi imobilizada. É ela que aparece no vídeo.

"Começam a espancar ela no chão, começam a dar chute na cara dela. Soco na cara dela no chão, rendida, gritando. Começam a espancar ela no chão para algemar ela. Foi um absurdo sem tamanho", disse uma testemunha que gravou um dos vídeos e que teve a identidade preservada pelo g1.

Foliona foi imobilizada pela Brigada Militar e sofreu agressões durante Carnaval em Porto Alegre

Reprodução

Os PMs teriam usado munição não letal contra o grupo, além de spray de pimenta. Alguns feridos buscaram atendimento em um hospital.

De acordo com a delegada Andrea Magno, foliões foram detidos pelos policiais e levados até a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (2ª DPPA), incluindo a que aparece no vídeo. Depois, foram liberados.

"Os fatos foram registrados, mas existem versões antagônicas a respeito do ocorrido que serão apuradas em sede de procedimento policial", disse a delegada Andrea.

Imagens mostram ferimentos que foliões sofreram após ação da Brigada Militar durante Carnaval em Porto Alegre

Arquivo pessoal

Nota da Brigada Militar

"A Brigada Militar, através do 9º BPM, informa que na madrugada deste sábado (1º), no bairro Cidade Baixa, durante o transcorrer da Operação Carnaval, ocorreu uma desordem envolvendo diversas pessoas que estavam obstruindo a via, sendo necessária a intervenção dos policiais militares no local.

Diante da hostilidade crescente e da tentativa de invasão do perímetro policial por populares, foram necessárias ações com o intuito de controlar e conter as agressões, a fim de restabelecer a ordem e a segurança pública, bem como preservar a integridade das pessoas, do patrimônio, das guarnições e de toda população presente no local.

Informamos que, de imediato, foi instaurado Inquérito Policial Militar para apurar os fatos e a Corregedoria-Geral da Brigada Militar está acompanhando as investigações sobre o caso".

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.