G1

Policial militar baleado em abordagem a suspeitos de roubos em Paraisópolis tem alta de hospital


Polícia de SP faz buscas por bandido que atirou em PM durante perseguição em Paraisópolis

O cabo da PM Johannes Kennedy Santana, que foi baleado durante abordagem a suspeitos de roubos em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, recebeu alta nesta sexta-feira (8) do Hospital das Clínicas.

A câmera corporal de Santana registrou o momento em que ele foi atingido no pescoço (veja acima).

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou nesta sexta, em suas redes sociais, que os suspeitos não ficarão impunes.

"Tenho acompanhado a evolução do quadro do Cabo Santana, que foi covardemente atacado, e oro por sua recuperação. Quem atira em policial não é trabalhador e nem vítima da sociedade, é bandido. Esses não ficarão impunes".

✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp

Dois homens foram identificados: o autor dos disparos, Kauan Alison Alves dos Santos, de 19 anos, e Gabriel Vieira dos Santos, de 28. A polícia também tenta recuperar a arma do cabo Santana que foi roubada.

A polícia ainda realiza buscas pelos criminosos envolvidos. O policiamento nas entradas e saídas da favela de Paraisópolis foi reforçado para prender os envolvidos no crime, informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O coronel Emerson Massera, porta-voz da Polícia Militar, afirmou à TV Globo que o cabo Santana agiu corretamente durante a ação. Segundo ele, apesar de não ser recomendado estar sozinho, a maneira como aconteceu a ocorrência levou a essa situação do policial estar ali sem outros agentes.

Polícia divulgou a identidade de Kauan Alison Alves dos Santo, de 19 anos – homem que atirou no PM em Paraisópolis - e Gabriel Vieira dos Santos, que fugiu com a arma do policial, de 28 anos.

Reprodução/TV Globo

Perseguição

O cabo Santana foi baleado na favela de Paraisópolis, após perseguir dois suspeitos de realizar arrastões na quinta-feira (7) na região da Chácara Santo Antônio.

Nas imagens, obtidas com exclusividade pela TV Globo, é possível ver o momento da ação. Segundo a Polícia Militar, uma equipe fazia patrulhamento, quando encontrou uma moto ocupada por dois homens e suspeitou que a dupla poderia estar envolvida em roubos na região. Houve perseguição até Paraisópolis, e os suspeitos entraram na comunidade.

Ao tentar abordar Kauan, ele ofereceu resistência. Ambos entraram em uma luta corporal. O suspeito, no entanto, estava armado, e baleou o PM no pescoço. Outro homem, identificado como Gabriel Vieira dos Santos, de 28 anos, aparece nas imagens. Ele retira a arma do agente depois que ele é baleado.

Na sequência, o PM pede socorro ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). No vídeo, que tem 11 minutos de duração, é possível ver que o agente está sangrando. Ele informa o Copom que foi baleado e que os suspeitos levaram a arma dele.

Câmera corporal de PM registrou abordagem que terminou com o policial baleado no pescoço em Paraisópolis, na Zona Sul de SP.

Reprodução/TV Globo

Cerca de três minutos depois, aparecem outros dois policiais militares e prestam socorro ao agente baleado. O vídeo da câmara corporal é encerrado.

O policial foi resgatado pelo helicóptero Águia e encaminhado consciente para o Hospital das Clínicas, na Zona Oeste.

Segundo a Polícia Militar, Johannes, que trabalha na PM há 10 anos, passou por uma primeira avaliação médica e os exames iniciais não apontaram lesão em órgãos ou estruturas vitais.

LEIA TAMBÉM:

Morador de rua executado por PMs sonhava ser jogador de futebol e se mudou para SP após perder a mãe

Exclusivo: imagens desmentem PMs sobre execução com fuzil de morador de rua em SP e mostram vítima desarmada e acuada

Policial militar é baleado durante abordagem a suspeitos de arrastão Paraisópolis, Zona Sul de SP

Reprodução/TV Globo

Assaltos na região

Ao menos dez pessoas foram vítimas de assaltantes durante o horário do almoço, nesta quinta, na Chácara Santo Antônio, região de Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo.

De acordo com relatos, os assaltantes estavam em três motos, uma delas com um único ocupante, enquanto as outras duas levavam garupas.

Segundo três vítimas ouvidas no local, elas foram abordadas por volta das 13h05 por criminosos em três motocicletas, na rua Booker Pittman, esquina com a rua Verbo Divino. Os assaltantes roubaram celulares, alianças e correntes.

Pouco depois, quatro mulheres que seguiam para almoçar foram abordadas na rua Bragança Paulista. Os criminosos levaram os celulares das quatro vítimas (veja vídeo acima).

Suspeito que atirou em PM em Paraisópolis participou de assaltos na Zona Sul

Minutos mais tarde, um casal que também se dirigia para o almoço foi surpreendido por uma dupla de criminosos na rua Missionários, uma travessa da avenida João Dias. Eles também tiveram os celulares levados.

Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), que faziam patrulhamento pela região, se depararam com a dupla de assaltantes e iniciaram a perseguição que terminou com o PM baleado em Paraisópolis.

O casal assaltado procurou auxílio no batalhão da Polícia Militar, localizado nas proximidades, e foi encaminhado ao 89º Distrito Policial para registrar a ocorrência.

Todas as vítimas compareceram ao 89º DP, onde prestaram depoimento.

Força Tática é acionada para favela do Paraisópolis após policial ser baleado

Reprodução

PM é baleado em Paraisópolis, Zona Sul de SP

Reprodução/TV Globo

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.