Prática da "Bomba Baixa" por postos de combustíveis é combatida pela ANP em Teresina
Dois postos de combustíveis já foram encontrados suspeitos de fraudes eletrônicas na Zona Sul de Teresina nesta semana. O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) investiga a nova técnica de golpe.
Segundo o instituto, os conectores de uma placa eletrônica adulteravam o comando que libera o combustível na bomba. Com esse dispositivo, o consumidor pagava um valor e recebia menos litros do que o indicado no painel.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“A bomba medidora apresentou indícios de fraude, evidenciados por comportamento atípico durante os testes realizados na verificação. Os componentes suspeitos foram removidos e serão encaminhados ao laboratório para análise pericial, a fim de apurar os responsáveis”, explica Júnior Macedo.
O Imepi também alerta que a fraude é difícil de detectar e apenas os técnicos de fiscalização conseguem averiguar.
O primeiro posto foi encontrado na segunda-feira (15), no bairro Lourival Parente, onde os agentes fiscais do Imepi encontraram uma placa com conectores suspeitos em uma bomba de combustível do posto.
Já na quarta (17), a equipe apreendeu outra placa com indícios de fraude em um posto no bairro Santo Antônio, após o eletrônico apresentar comportamento atípico durante os testes realizados em campo. Também foi constatado a comercialização de combustível adulterado.
LEIA MAIS: Postos de combustível são autuados por 'medida baixa' em Teresina
Os consumidores que suspeitarem de algo suspeito, podem denunciar o caso ao Imepi por meio do aplicativo Fala Consumidor, ou pelo WhatsApp da ouvidoria: (86) 99456-1921.
*Eduarda Barradas, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
Dois postos de combustível foram encontrados com suspeitas de fraudes em Teresina nesta semana
Reprodução/Ascom Imepi
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube