Segundo a Prefeitura de Praia Grande, o programa 'Olhar Atento' tem como objetivo estruturar, organizar e qualificar a linha de cuidado para o diagnóstico precoce. Programa amplia diagnóstico e atendimento a pessoas com TEA em Praia Grande, SP
Divulgação/ Equatorial
A Prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo, lançou o programa 'Olhar Atento', voltado para a identificação, diagnóstico e terapias para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com o município, a previsão é que a iniciativa esteja funcionando em até dois meses.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a administração municipal, o objetivo do programa é estruturar, organizar e qualificar a linha de cuidado para o diagnóstico precoce do TEA. Para isso, a Secretaria da Saúde vai fazer uma série de medidas, que vão desde reduzir o tempo de espera para consultas e diagnósticos até fortalecer a atenção básica e capacitar profissionais.
Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde deve anunciar o cronograma e protocolo de capacitação, assim como o protocolo para início dos atendimentos.
Olhar Atento
De acordo com a prefeitura, o programa deverá ter o envolvimento de uma equipe multidisciplinar especializada, com Pediatra, Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, psiquiatra infantil, psicólogo, Pedagogo e Fisioterapeuta.
A administração municipal acrescentou que, em uma das etapas, o programa contará com capacitações para profissionais da Saúde – da Atenção Básica e da equipe de Triagem TEA, além de gestantes, puérperas, pais e profissionais de educação.
"Com a suspeita ou identificação de comportamentos atípicos, as crianças serão encaminhadas para assistência necessária na rede de saúde [Usafa]", explicou a prefeitura, por meio de nota.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos