G1

Região do Matopiba teve quase mil focos de incêndios em 48h


Região do Matopiba teve quase mil focos de incêndios em 48h

A maior fronteira agrícola do Norte-Nordeste do Brasil teve quase mil focos de incêndios em dois dias.

A 40 quilômetros de Teresina, o fogo chegou perto das casas e deixou moradores em alerta.

"O vento vem e leva uma faísca que já pega em outro lugar. E aí a gente não consegue apagar", diz Maria da Cruz, agricultora.

O Maranhão lidera o número de incêndios florestais no Brasil nas últimas 48 horas. Em seguida, aparecem a Bahia, o Mato Grosso, Piauí e o Tocantins — 4 deles integrantes da região conhecida como Matopiba, um grande polo do agronegócio brasileiro.

Muitos têm origem às margens das rodovias. A fumaça de um foco próximo à BR-242 provocou um engavetamento com 10 veículos em Luís Eduardo Magalhães, no começo da semana. 80 bombeiros, dois aviões e um helicóptero estão combatendo as chamas em oito cidades no oeste da Bahia.

"Muita quentura, calor extenso, umidade baixa. Isso desgasta muito o brigadista", ressalta Marcelo Loredo, chefe de brigada do Prevfogo.

Em Barra, a cidade mais atingida, as equipes enfrentam dificuldades há quase 20 dias para controlar o fogo.

"Eu tenho relatos de minhas equipes de percorrer até 6 horas de caminhada de zona de vegetação para que eu consiga chegar ao primeiro foco de incêndio", comenta Major Henrique Barreto, comandante da Base Florestal Oeste.

A situação das queimadas na Bahia é acompanhada diariamente de uma sala do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Lá, tem o painel do fogo que exibe imagens de satélite que registram focos de calor, em sua maioria incêndios florestais. São pontos vermelhos, concentrados principalmente nesses 4 estados: Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins. Em outra tela, uma tecnologia mais avançada, que permite constatar onde o fogo começou, os avanços e a situação no momento.

O tempo seco nessas regiões do Cerrado dura cerca de 180 dias. E o período crítico está só começando.

"Normalmente essa presença de fogo, esse incêndio florestal, tem origem na atividade humana. Ou seja, muitas vezes, na queima de lixo, ou, muitas vezes, na beira de estradas, com uma simples ponta de cigarro", diz Aldírio Almeida, meteorologista.

Região do Matopiba teve quase mil focos de incêndios em 48h

Reprodução/TV Globo

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.