Ação de vacinação contra Covid-19 no Acre
Odair Leal/Sesacre
Entre 24 e 30 de agosto, a capital Rio Branco chegou um aumento de 90% nos casos de Covid-19. Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que foram registrados 19 casos no período avaliado. Na segunda anterior, de 17 a 23, o total de casos confirmados era 10.
Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), os pacientes que tiveram sintomas comuns da doença como: dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato, confusão mental ou desidratação, devem buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Uraps ou na Policlínica Barral y Barral.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Ao g1, a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal, Socorro Martins, confirmou que a capital já registrou sete mortes pela Covid 19 em Rio Branco este ano.
"As unidades de saúde estão munidas de testes rápido para detecção da Covid-19, e as equipes preparadas para receber os pacientes. Quanto a vacina contra Covid, está disponível para grupos prioritários, como: crianças, idosos, profissionais de saúde, pessoas com comorbidades, gestantes e mulheres pós-parto", disse.
Alerta de prevenção para população:
Frequente higienização das mãos com água e sabão. Se não for possível, usar álcool gel 70%;
Utilizar máscaras e lenço descartável para higiene nasal;
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitando ainda, tocar os olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de Síndrome Gripal;
Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
Buscar atendimento médico em caso de sinais e sintomas compatíveis com a doença.
Em maio, o estado já havia ultrapassado a marca de 3.381 casos confirmados de Covid-19. Em 2025, já foram registradas 20 mortes por conta da doença no estado, os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).
Crise de síndrome gripal
Ainda em agosto, foram computados 1.614 casos graves de síndrome gripal, totalizando mais de 18 mil casos de síndromes gripais no ano. De acordo com a Secretaria Municipal, a vacina contra Influenza não está disponível no momento. O órgão aguarda a chegada até o final de setembro.
Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos ser o público com mais diagnósticos, as crianças e os idosos foram os grupos com casos mais graves. Quanto aos sintomas, são semelhantes aos da Covid-19, neste caso, é destacado febre, tosse, falta de ar ou dor de garganta, segundo a Sesacre.
LEIA MAIS:
Em pouco mais de 4 meses, AC registra 20 mortes por Covid-19 e nº supera total de 2024
Aumento nos casos de síndromes gripais faz governo decretar emergência em saúde no AC
Com 80% das UTIs infantis ocupadas, Saúde do AC alerta para bronquiolite: 'Contaminação rápida'
Acre enfrenta aumento de síndromes gripais e falta de leitos de UTI
Mais de 2 mil casos em um mês
Em janeiro, o Acre havia registrado mais de 2,3 mil casos de Covid-19 e 12 mortes pela doença. Ou seja, o primeiro mês deste ano ainda detém a maioria dos casos registrados. Lembrando que, em todo o ano de 2024, foram confirmados 5.175 novos casos e 19 mortes pela doença.
Reveja os telejornais do Acre