Robert Redford, vencedor do Oscar, morre aos 89 anos
O ator e cineasta Robert Redford, vencedor do Oscar, morreu aos 89 anos. Ícone do cinema americano, ele construiu uma das carreiras mais sólidas e respeitadas de Hollywood, tanto na frente quanto atrás das câmeras.
Veja fotos da carreira de Redford
Famosos lamentam morte
Veja 5 filmes essenciais da carreira de Redford:
Butch Cassidy (1969)
Robert Redford e Paul Newman em 'Butch Cassidy'
Reprodução
"Butch Cassidy" (dir. George Roy Hill), é considerado um dos maiores faroestes da história. O filme venceu quatro Oscars, incluindo Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia.
O longa acompanha a trajetória de dois assaltantes de bancos e trens que, após uma série de perseguições, decidem fugir para a Bolívia em busca de uma nova vida, mas acabam enfrentando um destino trágico. Misturando ação, humor e um olhar nostálgico sobre o fim do Velho Oeste, o filme conquistou enorme sucesso de público, tornando-se um clássico do cinema americano.
Golpe de Mestre (1973)
'Golpe de Mestre', com Robert Redford e Paul Newman
Reprodução
Mais um clássico de George Roy Hill com Paul Newman e Robert Redford, "Golpe de Mestre" conta a história de dois golpistas que se unem para aplicar uma elaborada vingança contra um poderoso chefe do crime após a morte de um amigo.
Ambientado na década de 1930, o filme combina humor, suspense e reviravoltas inteligentes, conduzindo o espectador por um intrincado esquema de trapaças. A produção foi um enorme sucesso de público e crítica, e venceu sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.
Entre dois amores (1985)
Robert Redford e Meryl Streep em 'Entre dois amores'
Reprodução
Dirigido por Sydney Pollack, "Entre dois amores" foi estrelado por Redford e Meryl Streep. O filme é baseado nas memórias de Karen Blixen e narra a história da autora dinamarquesa ,que se muda para o Quênia no início do século XX para administrar uma fazenda.
O filme explora temas como amor, perda, colonialismo e a beleza da paisagem africana, tudo envolto numa atmosfera poética e melancólica. Conquistou sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.
Todos os Homens do Presidente (1976)
'Todos os Homens do Presidente', com Redford e Dustin Hoffman
Reprodução
Dirigido por Alan J. Pakula, o drama teve Redford e Dustin Hoffman entre os protagonistas. A história acompanha os repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein, do Washington Post, na investigação jornalística que revelou o escândalo de Watergate e levou à renúncia do presidente Richard Nixon.
O filme recebeu quatro Oscars, incluindo Roteiro Adaptado e Direção de Arte, além de ser um sucesso de público e crítica, permanecendo como uma das obras mais importantes sobre jornalismo investigativo no cinema.
Gente como a Gente (1980)
'Gente como a gente' foi estreia de Redford como diretor
Reprodução
"Gente como a Gente" foi a estreia de Redford como diretor e o rendeu o Oscar de Melhor Direção. O filme conta o drama de uma família de classe média que tenta se reconstruir após a morte trágica de um dos filhos. O foco recai sobre Conrad (Timothy Hutton), o filho sobrevivente, que enfrenta a culpa, a depressão e a dificuldade de se reconectar com a mãe fria e distante (Mary Tyler Moore), enquanto encontra apoio no pai (Donald Sutherland) e em seu terapeuta.
O filme venceu quatro Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator Coadjuvante para Hutton.