G1

Sabor de Casa: aprenda a preparar bolinho de chuva


A sugestão de receita é muito conhecida no Brasil todo e perfeita para acompanhar o café da tarde. Sabor de Casa: aprenda a preparar bolinho de chuva

Eulâmpio Vianna Neto

Receita muito popular em todo o Brasil, o bolinho de chuva é destaque do Sabor de Casa, quadro do EPTV 1 que vai ao ar nesta quarta-feira (14). Veja os ingredientes e como prepará-lo 🌧️.

O bolinho de chuva, clássico das tardes chuvosas brasileiras, continua a conquistar gerações. Feito com ingredientes simples — farinha de trigo, ovos, leite, manteiga e fermento — o doce tradicional é rapidamente preparado e costuma ser servido ainda quente, envolvido em açúcar com canela.

📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp

A receita tem origem afetiva e está presente na memória de muitos brasileiros. Era comum que, nos dias de chuva, avós preparassem os bolinhos como forma de entreter as crianças dentro de casa. O aroma marcante e o sabor doce ajudavam a espantar o tédio e criavam um momento de acolhimento familiar.

Apesar de sua simplicidade, o bolinho de chuva tem ganhado novas versões em cafés e confeitarias. Algumas releituras incluem coberturas de chocolate, raspas de limão e outros toques gourmet. Mesmo assim, a versão caseira, feita com poucos ingredientes e muito afeto, segue sendo a preferida de quem busca o sabor da infância.

Bolinho de chuva ☔

Sabor de Casa: aprenda a preparar bolinho de chuva

Eulâmpio Vianna Neto

✍🏻 Ingredientes

1 xícara de açúcar

1 xícara de leite

3 ovos

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de amido de milho

1 colher de fermento para bolo

1 xícara de açúcar

1 colher de sopa de canela

🤔 Como fazer?

Em um bowl coloque o açúcar, os ovos e a manteiga, bata até virar um creme.

Depois, misture o trigo com o amido e coloque aos poucos, batendo até dar o ponto.

Se a massa ficar muito mole, esparrama na hora de fritar. Se tiver muita farinha, o bolinho fica pesado. O segredo é um meio termo que você só percebe fazendo.

Depois que ajustar o ponto, coloque o fermento.

Aqueça o óleo, mas não pode ficar muito quente. Com a ajuda de uma colher, pegue um pouco da massa e coloque para fritar.

Dica: se você molhar a colher no óleo, a massa se desgruda mais facilmente.

Não se preocupe em virar os bolinhos, eles se viram sozinhos.

Depois de fritos, passe os bolinhos em uma mistura de açúcar com canela.

VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.