G1

Sem água há uma semana, moradores de Artur Nogueira relatam problemas com abastecimento


Moradores de Artur Nogueira relatam falta de abastecimento de água há uma semana

Moradores de Artur Nogueira (SP) vêm sofrendo com falta de abastecimento de água há uma semana. A denúncia foi recebida pela EPTV, afiliada da TV Globo. Segundo relatos, o problema é recorrente nesta época do ano.

A prefeitura informou que a cidade registrou, em julho, o menor índice de chuva dos últimos 13 anos e que a represa responsável pela captação para tratamento e atendimento de 70% da demanda de água potável começou a baixar dois centímetros por dia.

A justificativa não convence os moradores que cobram por planejamento.

Cláudia Lopes morava em Artur Nogueira, mas a falta de abastecimento foi motivo suficiente para que ela resolvesse se mudar para o sul de Minas. Nesta segunda (25), ela ajudou sua filha a também fazer a mudança — a filha, no entanto, vai para Limeira (SP).

"Você abre a torneira, tá tudo vazia. Você vai precisar lavar uma louça e não tem água. Vai precisar tomar um banho enão enche a caixa. E quando volta a água, a água volta tudo suja", relata a mãe.

Os bairros mais atingidos são:

Bom Jardim;

Jardim Planalto;

CDHU;

Villa Nogueira;

Jardim Bela Vista II.

Uso de galões

Moradores utilizam galões e baldes para lidar com falta de abastecimento de água

Pedro Santana/EPTV

Carmelita Assis, de 73 anos, tem problemas de saúde e não deveria carregar peso. No entanto, ela carrega baldes e galões cheios d'água. Só assim, a aposentada consegue lavar roupa. A máquina de lavar virou uma espécie de caixa d'água.

Já Elton Fronta, comerciante no Jardim Bela Vista II, resolveu construir uma estrutura no fundo de casa para armazenar a água e conseguir abastecer seu lar e comércio. São seis galões com capacidade de mais de 200 litros ligados por um encanamento.

O que diz a prefeitura?

Em nota, a prefeitura informou que, em relação ao ano passado. Artur Nogueira está com vantagem de 60 dias, sem diminuição do nível. Em 2024, a cidade passou a ter diminuição de dois centímetros por dia na represa desde junho. Este ano, a diminuição começou em agosto.

A administração também relatou que o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) iniciou ações de economia em junho, "com medidas como diminuição da pressão na rede de distribuição à noite" e utilização de apenas uma bomba, como forma de ganhar tempo para recuperação da represa.

O serviço ainda informou que o abastecimento nos bairros Vila Nogueira, Jardim Bela Vista e Bom Jardim tem sido afetado por dois fatores principais: a estiagem prolongada do ano, que reduziu a capacidade dos mananciais, e a manutenção preventiva com a substituição de uma bomba na represa do Poquinha, essencial para reforçar o sistema de distribuição de água.

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.