G1

Sem anistia, Centrão busca aval do STF para reduzir pena de Bolsonaro em 6 anos


O Centrão tenta emplacar o aval do Supremo Tribunal Federal para reduzir a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro - condenado pelo processo da trama golpista - de 27 para 21 anos.

Ministros do Supremo ouvidos pelo blog confirmam que proposta foi apresentada e não se opuseram, desde que o grupo abandone a pauta da anistia "ampla e irrestrita".

A proposta é reduzir as penas acumulativas de golpe de Estado e de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

➡️ Ainda não está claro se será necessária alguma mudança na legislação para viabilizar a redução da pena.

Já a possibilidade de prisão domiciliar, segundo ministros da corte, dependerá do estado de saúde de Bolsonaro e de sanções nos EUA.

A costura que está sendo feita pelo Centrão tem um objetivo: as eleições de 2026.

Como este blog mostrou, o arranjo visa a abrir caminho para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mantendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível e fora da disputa.

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma aparição de cerca de 20 minutos na manhã desta quinta- feira, 11 de setembro de 2025, em frente à casa onde ele cumpre prisão domiciliar, em Brasí­lia (DF). A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal fixou nesta noite a pena de Bolsonaro, condenado por tentar dar um golpe de Estado após perder as eleições 2022, em 27 anos e três meses em regime inicial fechado - 24 anos e nove meses de reclusão e 2 anos e seis meses de detenção, com 124 dias-multa (equivalente a dois salários mínimos). Os ministros seguiram o voto do relator Alexandre de Moraes. 11/09/2025 - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.