G1

Semanas antes de passageiro morrer, mulher tinha ficado presa entre porta e vagão em outra linha do Metrô de SP


Acidente aconteceu na estação Vila Prudente da Linha 2-Verde do Metrô, na Zona Leste da capital, em março. Na época, a vítima recusou atendimento médico. Mulher fica presa entre portas do Metrô em SP

Semanas antes do acidente que deixou um passageiro morto nesta terça-feira (6), após ficar preso entre a porta do trem e da plataforma da Linha 5-Lilás da ViaMobilidade, em São Paulo, uma mulher já tinha ficado prensada entre as portas na Linha 2-Verde do Metrô, mas não chegou a se ferir.

Em março, as imagens de uma mulher prensada na estação Vila Prudente, na Zona Leste da capital, viralizaram nas redes sociais.

O vídeo mostra o momento em que a passageira estava presa (veja acima). Na gravação, que tem cerca de 50 segundos, é possível ver a mulher prensada entre as estruturas e sem conseguir movimentar totalmente os braços.

👉 Qual é a diferença entre as linhas? Os trens da Linha 5-Lilás da ViaMobilidade são automatizados e operam sem condutor na cabine em razão do sistema de controle chamado CBTC (Communications-Based Train Control). Já os trens da Linha 2-Verde ainda contam com maquinistas para sua operação.

Ainda no vídeo é possível ver que dois funcionários da companhia apareceram tentando resolver a situação. Devido à ocorrência, o trem ficou parado, e a plataforma ficou lotada de passageiros.

✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp

Mulher fica presa entre porta de segurança e vagão na Linha 2-Verde do Metrô em SP

Divulgação/SP Sobre Trilhos

Na época, o Metrô lamentou o ocorrido e disse que, assim que o incidente foi identificado, os funcionários "atuaram prontamente para ajudar a passageira".

"Foi oferecida assistência à passageira, que recusou atendimento médico no momento. O Metrô alerta aos passageiros para a importância de seguir os sinais luminosos e sonoros sobre o fechamento do conjunto de portas, e não embarcar nesse momento, garantindo a segurança de todos", informou a empresa.

O Metrô relatou que a mulher tentou embarcar no vagão após a emissão dos alertas sonoros e luminosos, mas não disse se o sistema é dotado de sensores para segurança, por exemplo. A empresa também não informou por quanto tempo a passageira ficou presa.

Morte de passageiro

O acidente que tirou a vida do passageiro nesta terça aconteceu por volta das 8h, quando as plataformas da estação Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, estavam lotadas.

Segundo relato de passageiros, a vítima ficou prensada e foi arrastada pelo trem. Na hora, muitas pessoas começaram a chorar e gritar pedindo para o trem parar, mas ele seguiu viagem.

Porta de plataforma fechada na estação Campo limpo, sentido Chácara Klabin

Beatriz Backes/TV Globo

A morte foi confirmada pela ViaMobilidade, concessionária que administra a linha. Em nota, a empresa disse que "todos os esforços da concessionária estão concentrados na identificação da vítima, que não portava documentos, e de seus familiares para prestar o suporte necessário".

A companhia afirmou ainda que "está colaborando com as autoridades e apurando as circunstâncias do ocorrido".

Linha 5-Lilás opera com velocidade reduzida na manhã desta terça-feira; plataformas estão lotadas

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.