G1

Sociedade de Neurocirurgia repudia postagem elogiosa de médico brasileiro a assassino de Charlie Kirk


Médico Ricardo Barbosa teve visto americano revogado por supostamente elogiar assassinato de ativista conservador Charlie Kirk

Reprodução/Redes Sociais/TV Globo

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) publicou uma nota de repúdio contra o médico pernambucano Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa, após uma postagem elogiosa ao assassinato do ativista conservador Charles Kirk viralizar.

A postagem, feita num comentário no Instagram, diz: "um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical".

✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE

O comentário de Ricardo foi exposto na rede social X pelo vereador do Recife Thiago Medina (PL), que mencionou o vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau.

Também na internet, Landau informou que mandou proibir a concessão ou renovação de visto estadunidense para o brasileiro. Segundo o médico, seu visto está expirado desde 21 de agosto de 2022.

Após a repercussão do caso, o profissional foi demitido de uma clínica particular no Recife e responde a uma sindicância no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).

Em nota, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia afirmou que repudia "veementemente" as condutas noticiadas e declarou apoio às ações éticas e disciplinares que serão conduzidas pelo Cremepe e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A entidade informou que não compactua com atos que contrariem os princípios fundamentais da medicina, como o cuidado, a preservação da vida e o respeito à dignidade humana.

Segundo a SBN, comportamentos que desrespeitam esses valores representam “grave afronta à ética médica e ao juramento de Hipócrates, que norteia e inspira a prática de nossa profissão”.

"Informamos, ainda, que a SBN está adotando as medidas cabíveis em relação ao ocorrido, reafirmando seu compromisso permanente em zelar pela integridade moral e profissional da neurocirurgia brasileira. Nossa missão é assegurar que o exercício da especialidade seja sempre pautado pela ética, pela responsabilidade e pelo compromisso inabalável com os pacientes, a medicina e a sociedade", diz um trecho da nota.

Em resposta à nota, o médico informou que o comentário realizado "não reflete a opinião dele". Segundo Ricardo Barbosa, ele sempre foi contrário ao uso de armas e defensor da paz.

"Trata-se de uma colocação infeliz, fora de contexto e divulgada por pessoas alheias ao meu círculo", disse.

Na nota, Ricardo Barbosa também pediu desculpas à família de Charles Kirk.

"Peço desculpas à família enlutada e registro que montagens e sobreposições de imagens distorceram o conteúdo original, em nada condizendo com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional: o respeito à vida e à ética", disse o médico.

Morto durante discurso

Charlie Kirk em conferência de Maryland, nos EUA, em 2019

Kevin Lamarque/Reuters

Kirk, de 31 anos, foi assassinado em plena luz do dia, com um tiro no pescoço, enquanto discursava em um evento na Universidade de Utah Valley. Ele deixou mulher e dois filhos.

Um homem identificado como Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso suspeito de ser o autor do assassinato.

Segundo o FBI, estojos de balas apreendidas com a arma do crime incluíam frases como "Ei, fascista! PEGUE!"; "O Bella ciao, Bella ciao, Bella ciao, Ciao, ciao!" (uma referência a uma canção italiana de resistência ao fascismo e ao nazismo); e "Se você ler isso, você é GAY, kkkk".

Charlie Kirk: polícia prende Tyler Robinson, suspeito de matar ativista apoiador de Trump

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.