G1

'Sou+ Bauru': voluntários unem solidariedade e cuidado para mudar a rotina de pacientes de hospitais e pessoas em situação de rua


SoU+ Bauru: Ação solidária oferece café, janta e escuta a quem vive nas ruas de Bauru

Grupos de voluntários têm se destacado em Bauru, por ações que unem solidariedade e cuidado com o próximo. Entre as iniciativas, estão projetos que oferecem refeições e roupas para pessoas em situação de rua e apoio a acompanhantes de pacientes em hospitais.

No projeto “Sou+ Bauru”, idealizado pela TV TEM com o objetivo de fortalecer o orgulho dos bauruenses, a equipe de reportagem da emissora acompanhou de perto duas dessas iniciativas que fazem a diferença na cidade.

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

Grupos de voluntários têm se destacado em Bauru, por ações que unem solidariedade e cuidado com o próximo

TV TEM/Reprodução

LEIA TAMBÉM

'65 ANOS DA TV BAURU': Italiano, marceneiro e amigo de Getúlio Vargas: quem foi João Simonetti, pioneiro da TV no interior do Brasil

EVOLUÇÃO DA 'TELINHA': Do teleteatro ao jornalismo comunitário com entretenimento: como evoluiu a programação da TV Bauru até a TV TEM

Entre Amigos

Todos os domingos de manhã, quando muita gente ainda está descansando, integrantes do grupo "Entre Amigos" se reúnem para preparar café da manhã para pessoas em situação de rua.

"É muito gratificante estar aqui, tanto na parte da alimentação, a parte de servir eles, de estar junto com eles, de ouvi-los. É algo que a gente não consegue falar, é algo que a gente consegue só sentir", conta a voluntária Noemi Ottaiano.

Todos os domingos de manhã, integrantes do grupo Entre Amigos se reúnem para preparar café da manhã para pessoas em situação de rua

TV TEM/Reprodução

Criado no fim de 2023, o grupo hoje mantém quatro projetos sociais voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade. As ações são financiadas com rifas, doações de amigos e empresas.

"A gente conversa com empresas, conversa com amigos, fazemos rifas e vamos conseguir uma coisinha aqui, uma coisinha lá e estamos conseguindo nos sobreviver.", explica o voluntário Fernando Vieira.

Criado no fim de 2023, o grupo hoje mantém quatro projetos sociais voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade

TV TEM/Reprodução

No domingo em que a equipe de reportagem acompanhou o projeto, os voluntários prepararam 70 pães, 6 litros de café, bolachas e frutas, que foram distribuídos na Praça Machado de Melo, onde muitas pessoas já esperavam.

Além do café da manhã aos domingos, o grupo também oferece jantar às sextas-feiras no mesmo local, além de distribuir roupas.

“Pode ser que em alguma dessa ajuda, uma conversa, ele muda de vida. Como a gente já teve casos de pessoas que veio aqui com a gente, hoje estão trabalhando, conseguiram sair das drogas, se reinseriu na sociedade e isso para a gente é muito gratificante.", afirma o idealizador do projeto, Lucas Cammarosano.

Além do café da manhã aos domingos, o grupo também oferece jantar às sextas-feiras

TV TEM/Reprodução

"Amarelinhos"

Outra ação de destaque é a do grupo Irmã Scheilla, ligado ao Centro Espírita Amor e Caridade (CEAC). Conhecidos como “Os Amarelinhos”, os voluntários atuam diariamente no Hospital de Base de Bauru para auxiliar acompanhantes de pacientes internados.

Outra ação de destaque é a do grupo Irmã Scheilla, ligado ao Centro Espírita Amor e Caridade (CEAC)

TV TEM/Reprodução

O projeto, que existe desde 1999, conta atualmente com cerca de 200 voluntários que se revezam entre os turnos. O coordenador do grupo, Milton Minei, explicou qual é o principal foco do projeto.

"O nosso foco é os acompanhantes dos pacientes. Esses acompanhantes nem sempre são da cidade, são de fora, de alguma cidade vizinha, que uma internação dificilmente é programada. Então, a pessoa acaba vindo de emergência, às vezes não tem roupa, não tem alimentação, então a gente fornece desde o alimento até a disponibilidade para o banho."

O coordenador do grupo, Milton Minei, explicou que o principal foco do projeto são os acompanhantes dos pacientes

TV TEM/Reprodução

Além de alimentação, o espaço oferece livros para leitura e acolhimento. Para Fátima Fontes, que acompanha um idoso, o trabalho faz toda a diferença.

"É muito importante que a gente já vem trazendo a dor, que vai deixar a pessoa aqui ou muitas vezes está ali acompanhando, mas tem outras pessoas que agregam com a gente, até mesmo eles, que vêm com aquela situação de bondade, trazendo aquele amor, aquela paz, aquele conforto. A gente é muito bem recebido aqui todos os dias", relata a cuidadora.

Apesar de atenderem públicos distintos, os dois projetos têm em comum a solidariedade. E quem recebe o carinho dos voluntários reconhece o esforço.

Para Fátima Fontes, que acompanha um idoso, o trabalho faz toda a diferença

TV TEM/Reprodução

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília

Initial plugin text

VÍDEOS: assista às reportagens da região

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.