G1

Street River Amazônia colore fachadas de comunidades ribeirinhas em edição especial para COP, em Belém


Street River Amazônia amplia galeria fluvial em edição especial para a COP30 em Belém.

Divulgação

O Street River Amazônia desembarca novamente nas ilhas de Belém em sua 7ª edição, com uma programação especial conectada à COP30.

Entre esta quarta-feira (20) e quinta-feira (21), dez artistas visuais se unem para criar obras inéditas nas fachadas de casas ribeirinhas, beneficiando dez famílias da região.

A iniciativa vai além da arte e colabora com ações que transformam as comunidades, como acesso à água potável, preservação das construções e incentivo à energia limpa.

📲 Acompanhe o canal do g1 Pará no WhatsApp

Artistas confirmados

Entre os nomes que participam da edição, estão Regilanne Guajajara, Zão Martins, Jessyca Ayala, Adriano DK, Dedé Farias, Wendelly Barbosa e Cely Feliz Arikem.

Toda a pintura é feita com tintas preservadoras da Biotintas, que protegem a madeira contra umidade e mofo, garantindo casas mais duráveis e saudáveis para os moradores.

Street River Amazônia transforma ilhas de Belém em galeria fluvial especial para a COP30.

Divulgação

Arte que valoriza cultura ribeirinha

O Street River Amazônia nasceu em 2015, idealizado pelo grafiteiro e artista visual Sebá Tapajós. Desde então, as fachadas e laterais das casas viraram telas a céu aberto, formando um percurso cultural permanente à beira dos rios, aberto a moradores, turistas e esportistas náuticos.

“Os verdadeiros artistas são os moradores. Nosso foco é valorizar e fortalecer essas comunidades, trazendo não apenas arte, mas também melhorias reais para o seu dia a dia”, afirma Sebá Tapajós.

Neste ano, uma empresa parceira está contribuindo para garantir sistemas de água potável às famílias.

O projeto também já levou placas solares à creche-escola do Igarapé Combu, em uma ação conjunta da Enactus UFPA e do projeto Biolume, oferecendo iluminação limpa e constante para crianças e educadores.

Sobre o Street River Amazônia

Referência nacional em arte pública fluvial, o projeto fortalece tradições ribeirinhas e amplia a visibilidade da Amazônia nos cenários cultural e ambiental. A edição de 2025 conta com patrocínio do Sebrae Pará e apoio da Biotintas e Búfalo Growler.

G1 em 1 minuto Pará - 'Street River Amazônia' leva arte à Ilha do Combu

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Confira outras notícias do estado no g1 PA

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.