Tico-tico leucístico é registrado em Araras
Luíz Alberto
Um registro raro chamou a atenção de observadores de aves em Araras (SP). Durante uma passarinhada pela zona rural do município, o guia Luíz Alberto, acompanhado da namorada Fabiana Rosin e do amigo Luiz Ramassoti, flagrou um tico-tico (Zonotrichia capensis) com leucismo – alteração genética que confere coloração esbranquiçada às penas.
“Estávamos de carro em um grande brejo quando vimos de longe um passarinho branco. Na hora percebi que era algo diferente, porque não é comum aves com esse padrão de cor nesse ambiente. Descemos e, para nossa surpresa, era um tico-tico leucístico em meio a um bando de indivíduos com a plumagem normal”, relembra Luíz.
Segundo ele, foi a primeira vez que registrou um tico-tico com essa alteração. “A espécie é muito comum no interior do Brasil, mas eu nunca tinha visto algo parecido. Foi incrível demais esse encontro”.
O que é leucismo?
O leucismo é uma anomalia cromática de origem genética que causa a perda parcial ou total de melanina nas penas, resultando em coloração clara.
Diferente do albinismo, que afeta também olhos, bicos e patas (deixando os olhos avermelhados, por exemplo), no leucismo apenas a plumagem sofre alterações.
O leucismo é uma anomalia cromática de origem genética que causa a perda parcial ou total de melanina nas penas, resultando em coloração clara
Luíz Alberto
Existem ainda outras mutações de pigmentação:
Melanismo: excesso de melanina, escurecendo a plumagem;
Cianismo: ausência de carotenóides, resultando em tons azulados;
Flavismo: ausência parcial de melanina, mantendo carotenóides e deixando o indivíduo amarelado;
Lutinismo: confere coloração avermelhada.
Luíz conta que já havia observado antes um suiriri-cinzento com metade do corpo leucístico e metade com a coloração normal, mas nunca em tico-tico.
Impactos para as aves
Embora chamem atenção, essas alterações podem trazer riscos. “Aves com mutações podem ficar mais vulneráveis a predadores, já que ficam mais visíveis, e também a doenças. Mas, na convivência com a mesma espécie, isso geralmente não atrapalha. Já vi aves mutantes vivendo em bando e até se reproduzindo”, explica o guia.
Valor científico e de conservação
Para a ciência, registros como esse têm grande importância. “Esses casos podem ajudar a entender se as mutações estão aumentando ou se temos mais observadores em campo, o que amplia a chance de flagras. Além disso, despertam curiosidade sobre as causas e ajudam a valorizar a biodiversidade”, destaca Luíz.
O tico-tico é comum em campos, paisagens abertas, plantações e áreas urbanas com baixa intensidade de atividade humana
Leonardo Casadei
O flagrante reforça a importância da observação da fauna como ferramenta de conservação e conhecimento da natureza.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente