Fiéis relembram a trajetória de Robert Prevost na 'capital da amizade', onde viveu quase 10 anos antes de se tornar líder de 1,5 bilhão de fiéis. Fantástico visita a cidade peruana onde o Papa Leão XIV viveu
O Fantástico deste domingo (11) trouxe uma cobertura especial sobre o Vaticano, as origens do papa Leão XIV nos Estados Unidos e a relação de Robert Prevost com o Peru, país onde atuou por duas décadas.
Em Chiclayo, cidade onde viveu por quase 10 anos, moradores relembram a trajetória de Prevost antes de ele se tornar o líder de quase 1,5 bilhão de fiéis.
Quando a fumaça branca surgiu no Vaticano e os sinos tocaram, a celebração se espalhou por Lima, capital do Peru, e pela Catedral de Chiclayo, no norte do país.
O Fantástico visitou Chiclayo, conhecida como a "capital da amizade", cidade com 630 mil habitantes, marcada pela pobreza e pelo trânsito caótico, mas também por uma rica cultura ancestral e, agora, um novo sentimento de orgulho.
"Quando saiu a fumaça branca para ver quem era o santo padre eleito, ficamos mais que surpresos com o presente", disse uma moradora.
No primeiro discurso como papa Leão XIV, Robert Prevost citou Chiclayo, colocando a cidade no radar mundial.
"E se me permitem também dizer uma palavra, uma saudação, a todos aqueles, e em particular à minha amada diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, partilhou sua fé e deu tanto para continuar a ser a Igreja fiel de Jesus Cristo."
Leão XIV é lembrado pelos moradores de Chiclayo, no Peru.
Reprodução/TV Globo
A relação do pontífice com o país começou em 1985, quando foi enviado como missionário. Atuou nas periferias mais pobres e isoladas até se estabelecer em Chiclayo, onde se tornou bispo.
Naturalizado peruano, preferia ser chamado de "Roberto" e, muitas vezes, deu provas de ser o pastor do povo.
Durante a enchente que assolou a cidade em fevereiro de 2023, organizou campanhas para ajudar as famílias afetadas.
"Irmãos e irmãs, uma saudação fraterna a todos vocês. Estamos lançando essa campanha para ajudar a todos os atingidos pelas chuvas", declarou, à época.
O frei Luis Fernando Oblitas Guerrero, que assim como o papa pertence à ordem de Santo Agostinho, conta que sua admiração pelo então bispo Prevost aumentou ainda mais.
"Podemos enxergar na sua vida que ele era muito missionário, próximo aos pobres, ao povo."
O frei pertence à ordem de Santo Agostinho, assim como o novo papa, e foi ordenado sacerdote por ele em 2022.
"Ao final da missa, ele pediu a minha bênção. Então, ele ajoelhou diante de mim dei a bênção. Acho que, com o nome Leão XIV, ele já está dizendo que é um papa social. Um papa que vai estar próximo do povo."
A proximidade com a juventude também é uma marca do novo papa. Em 2014, Prevost cantou ao lado do grupo missionário Jovens Sem Fronteiras em uma pequena igreja da periferia de Chiclayo. Lourdes Benidez, integrante do movimento, recorda a surpresa daquele Natal.
"Naquela época, ele era nosso bispo, e convidamos nosso atual papa para cantar. Alegria e surpresa para todos", disse.
Mas a trajetória de Leão XIV também enfrentou desafios. Durante seu período como bispo em Chiclayo, foi acusado de encobrir denúncias de abuso sexual atribuídas a dois padres.
Missa de ação de graças em Chiclayo, em homenagem ao papa.
Reprodução/TV Globo
A diocese afirmou que ele próprio levou o caso para ser investigado pelo Vaticano. O atual bispo da região declarou que a Igreja vem apoiando as vítimas desde o início e que o processo corre tanto na Justiça comum quanto na eclesiástica.
Entre os desafios do novo papa estão o combate aos abusos na Igreja, a promoção de uma instituição mais inclusiva e a luta contra a desigualdade e a pobreza em países como o Peru.
Além de muitas e boas lembranças, o papa Leão XIV pode se alegrar com as sementes de admiração e carinho que plantou na cidade peruana. São sentimentos que transbordam da Catedral, uma igreja do povo e para o povo, como ele sempre pregou.
Na noite de sábado (10), a imagem de Santa Maria de Chiclayo saiu da Catedral para a missa de ação de graças em homenagem ao papa. A praça estava lotada de fiéis e repleta de emoção.
"É maravilhoso para o nosso Santo Padre que ele seja Chiclayano. Estou muito orgulhoso dele", disse um fiel.
"Chiclayo é a cidade da amizade, por isso dizemos: papa amigo, Chiclayo está contigo", completou outra devota.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.