G1

Urgência do projeto de anistia: Veja como votaram os deputados do Tocantins


Toinho Andrade; Vicentinho Junior; Alexandre Guimarães; Carlos Gaguim; Ricardo Ayres; Filipe Martins; Eli Borges; Tiago Dimas

Câmara dos Deputados/Reprodução

Todos os deputados federais do Tocantins votaram a favor da urgência para um projeto de anistia aos condenados por atos golpistas. O texto que será apreciado na Câmara dos Deputados, no entanto, ainda não está definido.

Aprovar a urgência significa acelerar a tramitação do projeto dentro da Câmara. Com isso, o texto não precisará passar por comissões e poderá ser votado direto no plenário.

Foram 311 votos a favor e 163 votos contrários. Além disso, foram registradas 7 abstenções.

📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp

Conforme apurado pelo g1, o que tem sido dito na Câmara é que o projeto final vai diminuir as penas, mas não perdoar a condenação. E isso incluiria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a mais de 27 a anos de prisão. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que ainda haverá discussões.

Todos os deputados do Tocantins votaram da urgência. São eles:

Toinho Andrade (Republicanos)

Vicentinho Junior (Progressista)

Alexandre Guimarães (Republicanos)

Carlos Gaguim (União Brasil)

Ricardo Ayres (Republicanos)

Filipe Martins (PL)

Eli Borges (PL)

Tiago Dimas (Pode)

Câmara aprova urgência para votação de anistia a golpistas

Como deve ser o projeto

Para aprovar a urgência do tema, a Câmara usou um projeto do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) que estava pronto. Isso não significa que esse será o texto final.

O texto diz que:

"Ficam anistiados todos os que participaram de manifestações com motivação política e/ou eleitoral, ou as apoiaram, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas, entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor desta lei."

Não fica claro, portanto, se o texto que a Câmara vai votar — ainda não há data — anistiará ou não o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.