G1

Vacina contra a dengue está em falta em Belo Horizonte


Prefeitura de Belo Horizonte confirmou que acabaram as doses de Qdenga, vacina contra dengue, nos centros de saúde da capital na manhã desta segunda-feira (5). Falta vacina da Dengue nos postos de saúde de BH

A Qdenga, vacina contra a dengue distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está em falta em Belo Horizonte. As doses, destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, acabaram na manhã desta segunda-feira (5).

A prefeitura disse que precisa receber mais remessas do governo federal. Já o Ministério da Saúde alegou que enviou para o estado 700 mil doses do imunizante e que nem 450 mil foram aplicadas. A

Desde o início da campanha de imunização contra a dengue, 144 mil vacinas foram aplicadas na capital.

A distribuição das vacinas é feita pelo Governo de Minas. O cálculo da quantidade a ser repassada é feito a partir das informações lançadas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS)

Segundo a subsecretária de promoção e vigilância à saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, Thaysa Drummond, todas as doses recebidas de Qdenga foram aplicadas pelos centros de saúde.

"Belo Horizonte fez o dever de casa, todas as doses que ela recebeu já aplicou, então a gente está com todas as doses no braço da população. A gente já sinalizou ao estado e ao governo federal sobre a finalização dessas doses. Se houver a possibilidade de remanejamento de doses de outros municípios para a capital, será amplamente divulgado para a população”, disse ela.

Nos centros de saúde, a informação foi recebida com surpresa pelos pais que ficaram frustrados com a falta de vacinas.

"Eu tenho que dar a última vacina, a dose da dengue pra ela e não estou encontrando. A gente vai no [bairro] Rio Branco, manda vir pra cá, vai no [bairro] Copacabana e manda vir pra cá, e aqui, hoje eu vim tentar, e não tem. Tem uma placa lá falando que está em falta a vacina da dengue", disse a professora Stefanie Ferraz.

Baixa procura

Outro problema enfrentado pela campanha de imunização é a baixa procura por vacinas. Do começo da imunização contra a dengue até a semana passada, enquanto teve vacina, nem metade (46,8%) das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos tomaram a primeira dose contra a dengue em Belo Horizonte.

O número é ainda menor quando se trata da dose de reforço. Só 18% das famílias voltaram aos postos de saúde com os filhos para a segunda dose.

Criança vacinada vacinação vacina dengue QDenga Uberaba 08-04-2024

Lílian Veronezi/PMU

Assista aos vídeos mais vistos do g1 Minas

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.