IBGE divulga retrato da produção agrícola do Brasil em 2024
O IBGE divulgou nesta quinta-feira (11) um retrato da produção agrícola no Brasil em 2024.
O olhar para a lavoura é de um agricultor que teve prejuízos em 2024. A família do Anderson Mülbheier planta soja na região das Missões, no Rio Grande do Sul e viu a produção se perder.
"Um investimento para a produção de 60 a 70 sacos por hectare, que é o que a gente consegue hoje produzir, mas a gente acabou colhendo 18. O que não paga arrendamento, não paga investimento, nada”, conta o agricultor Anderson Mülbheier.
A seca e o calor extremos entre o fim de 2023 e o começo de 2024 impactaram a produção de grãos no Brasil inteiro, depois de uma safra recorde em 2023. O total da safra de 2024 foi de 292 milhões de toneladas, apesar da área plantada ter aumentado. Os números são da Pesquisa de Produção Agrícola Municipal, do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (11) que também mede o valor de produção - levando em conta o preço dos produtos agrícolas na fazenda, antes do frete e dos impostos. O valor da produção agrícola brasileira também diminuiu pelo segundo ano seguido. Efeitos do clima e do mercado mundial.
"Como a gente teve recorde de produção na safra de grãos no ano de 2023, estoques elevados, isso aí foi sentido bastante no preço das commodities. Os preços das commodities caindo, isso afetou indiretamente, em 2024, o valor da produção agrícola, somado à queda da produção dos principais produtos”, explica Winicius de Lima Wagner, supervisor da Produção Agrícola Municipal/ IBGE.
A soja representou 33% de toda produção do campo. É o maior produto agrícola brasileiro. Cana-de-açúcar e milho vêm em seguida. Os três tiveram queda de produção em 2024. Por outro lado, algodão, arroz e frutas aumentaram em quantidade e o valor de produção em 2024. Entre as frutas, os destaques foram para banana, para uva e para laranja.
O pomar do Claudionor Cardoso da Rocha, no estado do Rio, também sofreu com a estiagem de 2024. A esperança está na safra e nos preços melhores de 2025:
"Estou achando que vai ser bem melhor do que o ano passado já. Os preços também razoável para gente poder manter uma qualidade da fruta. É o que eu espero esse ano", disse o agricultor.
Valor da produção agrícola brasileira diminui, diz IBGE
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Tecnologia no agro reduz trabalho no campo e impulsiona empregos na indústria e no setor de serviços
Agtechs brasileiras crescem 75% desde 2019 e estão menos centralizadas, aponta estudo