G1

Vc viu? Crime em centro espírita, 'Rei da Juquira' é preso, estrutura de igreja desaba e outras notícias da semana no g1 MA


Confira o resumo completo das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 14 a 20 de setembro.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp

Domingo (14)

Espírita Yasmin, em São Luís, foi alvo de assalto e três pessoas morreram

Reprodução/Google Maps

Três pessoas morreram na noite de sábado (13) em uma tentativa de assalto à Espírita Yasmim, na Avenida João Pessoa, no bairro Anil, em São Luís. Entre os mortos estão os dois suspeitos e o filho da diretora do centro, que tentou impedir o crime.

Segundo informações preliminares da Polícia Militar, os suspeitos foram identificados como Lúcia Thamires Saveta Stefanyovith, de 29 anos, neta da diretora do local, e o namorado dela, Carlos Magno Santana de Sousa Júnior, de 27 anos.

Armados com facas, um revólver e um simulacro, o casal anunciou o assalto, mas foi contido em luta corporal pelos filhos da diretora e tios de Lúcia. O casal morreu no local.

Motociclista morre atropelado por motorista que fugia da polícia, em Estreito

Câmeras de segurança registraram um grave acidente na noite de sábado (13), no bairro Vila São Francisco, em Estreito, na Região Sul do Maranhão.

A colisão envolveu um carro e uma motocicleta e resultou na morte do motociclista João Borges, conhecido como 'Taboca'.

João pilotava uma moto e havia acabado de sair de um comércio quando foi atingido. Com o impacto da batida, ele foi arremessado a cerca de 60 metros de distância, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Segunda-feira (15)

Caminhão desgovernado atinge casa e deixa três feridos no interior do Maranhão

Câmeras de videomonitoramento registraram o momento em que uma carreta carregada de soja desceu desgovernada e atingiu uma casa no povoado Córrego Novo, zona rural de Açailândia, a 562 km de São Luís. O acidente aconteceu no domingo (14) e deixou três pessoas feridas. (Veja acima)

Segundo testemunhas, o veículo estava estacionado em uma borracharia às margens da BR-222, em uma área de ladeira. A carreta teria perdido o controle, atravessado a pista e atingido a residência.

Dentro da casa estavam uma mulher, uma criança e uma adolescente. Eles não foram atingidos diretamente pelo caminhão, mas ficaram feridos por causa da queda de parte da estrutura do imóvel, atingidos por pedaços de telha, tijolos e madeira.

Adolescente grávida dá à luz dentro de carro após ataque de escorpião no Maranhão

Uma adolescente de 14 anos, grávida, foi picada por um escorpião na tarde de sábado (13), no assentamento Olga Benário, zona rural de Amarante do Maranhão. Após a picada, ela começou a sentir contrações e deu à luz na madrugada de domingo (14), dentro de um carro, a caminho do hospital.

O sargento Roberto, policial militar do 14º Batalhão de Polícia Militar de Imperatriz, ajudou no parto enquanto prestava socorro durante o trajeto ao hospital. (Veja o vídeo acima).

O bebê nasceu prematuro, com 30 semanas de gestação, e apresentou dificuldades respiratórias. Ele precisou ser reanimado no Hospital de Amarante e, em seguida, foi transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), onde recebe acompanhamento especializado.

A mãe também foi transferida para Imperatriz, devido a anemia causada pela grande perda de sangue durante o parto.

Mensagens com ameaças passaram a circular em Brejo, após ataque a empresa de internet

Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Civil investiga se o ataque a um carro de uma empresa de internet na cidade de Brejo tem relação com uma mensagem disparada na região e que gerou medo entre moradores do município, que fica a cerca de 320 km de São Luís.

O caso aconteceu na última quinta-feira (12), quando um homem em uma motocicleta quebrou os vidros do veículo da Mundial Net, jogou gasolina no interior e ateou fogo. O suspeito fugiu antes da chegada da polícia e, até o momento, não foi localizado.

Após o crime, começaram a circular mensagens nas redes sociais atribuídas a uma facção crimonosa. O conteúdo afirma que o ataque seria uma represália contra a empresa Mundial Net, responsável por fornecer serviços de internet na cidade. A mensagem, escrita com erros de português, diz:

“Vinhemos através desse informativo comunicar que aparti de hoje 12/09/2025 a empresa mudial net está desligada da cidade de brejo. Qual carro da empresa esta proibido de rodar ou fazer qualquer manutenção dentro de qualquer cidade dominada pelo comando. Essa ordem e direta qualquer pessoa que nos pegarmos trepado em poste , deposito, po**a de casa de qualquer morador vai entrar na bala se desacatar o salve".

Mulher é morta a facadas dentro de kitnet em Santa Inês

Reprodução/TV Mirante

A Polícia Civil do Maranhão investiga o assassinato de uma mulher morta a facadas dentro de uma kitnet neste fim de semana, em Santa Inês, a km de São Luís. José Alves Araújo, companheiro da vítima, também ficou ferido durante o ataque.

De acordo com testemunhas, o suspeito dos crimes chegou na residência em um veículo. Ele desceu do carro com a faca na mão, invadiu a kitnet e atingiu as vítimas. Em seguida, o homem fugiu do local.

Vizinhos ouviram os gritos das vítimas e chamaram a polícia. Vanderleia não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do crime. José Alves foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal Tomaz Martins, em Santa Inês. Ele permanece internado mas não corre risco de vida.

Terça-feira (16)

Operação 'Captura' realizou o cumprimento de mandados de prisão e apreensões na região do Munim, no Maranhão

Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil realiza uma operação, na manhã de terça-feira (16), e afirma que prendeu 12 membros de três facções criminosas na região do Munim, no Maranhão. Dentre eles há nove investigados por homicídios, além de investigados por roubo, tráfico de drogas e outros crimes violentos.

A operação foi batizada de 'Captura', e foi realizada em Bacabeira, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Rosário cumprindo mandados de prisão e apreensões. O nome dos alvos não foram informados.

Segundo a polícia, três prisões foram realizadas no distrito de Peri de Baixo, em Bacabeira. Dentre eles, está um homem conhecido como 'Tiquena', que é investigado por um assassinato ocorrido em abril de deste ano.

José Arteiro, ex-presidente da Fecomércio, morreu aos 86 anos

Divulgação/Fecomércio-MA

Morreu na terça-feira (16), aos 86 anos, o ex-presidente e presidente de honra da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), José Arteiro da Silva.

O falecimento acontece após Arteiro ser internado em um hospital particular de São Luís para tratar uma fratura causada por um acidente doméstico. Ele passou por uma cirurgia no quadril, no último domingo (14), e teve complicações pós-cirúrgicas.

Natural do Ceará, José Arteiro construiu em São Luís uma trajetória como empresário e dirigente de entidades de classe. Fundou empresas de destaque na capital maranhense e dedicou sua vida ao fortalecimento do setor terciário no estado.

Marcelo Jorge Torres é ex-prefeito de Godofredo Viana e foi preso por desvios de dinheiro da merenda escolar

Divulgação

Na manhã de terça-feira (16), uma operação da Polícia Civil e Ministério Público do Maranhão terminou com a prisão do ex-prefeito, a irmã, e um empresário investigados por desvios de recursos públicos destinados à merenda escolar em Godofredo Viana, a cerca de 206 km de São Luís.

A operação, chamada 'Prato Feito', é um desdobramento das investigações que apontam indícios de corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com danos aos cofres públicos e falta de alimentação escolar a crianças da rede pública municipal.

"Era fornecidas notas frias, sem fornecimento da merenda escolar, e o dinheiro era desviado sem que o objeto 'contratado' fosse entregue, deixando as crianças sem assistência", explicou o promotor de Justiça de Cândido Mendes, Márcio Antonio Alves.

Quarta-feira (18)

Câmara aprova PEC da Blindagem: veja como votaram os deputados do Maranhão

Câmara dos Deputados/Montagem g1

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (16), em dois turnos, o texto-base da chamada PEC da Blindagem, que amplia a proteção judicial de deputados e senadores. Do Maranhão, apenas três deputados votaram contra, enquanto a maioria da bancada apoiou a medida.

➡️ O texto promove uma série de alterações em temas como medidas cautelares, foro privilegiado e no andamento de ações penais contra deputados e senadores. A proposta é defendida por parlamentares de diferentes espectros na Casa, em especial os do Centrão. (Veja detalhes da proposta abaixo.)

A PEC também prevê que os parlamentares só serão alvo de medidas cautelares expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e não de instâncias inferiores.

Polícia Federal investiga fraudes em contas bancárias na Europa realizada dentro do Brasil

Divulgação/PF

A Polícia Federal cumpre cinco mandados de busca e apreensão no Maranhão, nesta quarta-feira (17), durante a Operação Eurocyber, que investiga uma suposta organização criminosa internacional envolvida em fraudes bancárias na Europa. O prejuízo às vítimas, segundo a investigação, equivale a mais de R$ 35 milhões em contas em Portugal e na Espanha.

As ações ocorreram nos municípios de Imperatriz e Sítio Novo, onde foram apreendidos dispositivos eletrônicos, mídias, computadores, hardwallets, dinheiro e documentos. Os nomes dos alvos da PF não foram divulgados.

Segundo a polícia, o principal alvo das investigações foi responsável pelo desenvolvimento das ferramentas de fraude, como páginas falsas, e vendia dados bancários e pessoais sensíveis das vítimas. Em troca, recebia pagamentos por meio de contas bancárias e criptoativos.

Polícia Civil abriu inquérito e trata caso como lesão grave.

Reprodução

Um homem passou por cirurgia de retirada de um testículo no Hospital Municipal de Imperatriz, na última quinta-feira (11). Ele sofreu a lesão em um bar, no município de Davinópolis, localizado a 649 km de São Luís, enquanto estava acompanhado de parentes.

Segundo a mãe da vítima, uma mulher se aproximou dele no local. O homem não a conhecia e, após insistentes investidas, recusou o contato. Ainda conforme o relato, após a terceira recusa, a mulher teria puxado e apertado suas partes íntimas, causando o ferimento.

O homem foi socorrido no hospital de Davinópolis e, em seguida, transferido para Imperatriz. No local, médicos constataram a gravidade do caso e realizaram a cirurgia para remover um dos testículos.

Homem mata ex-sogra e é morto pelo ex-sogro em São João do Sóter, no MA

Divulgação/Redes sociais

Duas pessoas foram assassinadas a tiros no fim da tarde dessa terça-feira (16), no povoado Mangueiras, zona rural de São João do Sóter, a 415 km de São Luís. Segundo a 3ª Companhia da Polícia Militar da cidade, um homem matou a ex-sogra e, em seguida, foi morto pelo ex-sogro.

Testemunhas relataram à PM que o crime aconteceu por volta das 17h30, quando Raimundo Alves de Almeida, de 30 anos, foi até a casa dos ex-sogros e matou Maria Gardênia da Cruz, de 46 anos, com um tiro de espingarda. A vítima era mãe da ex-companheira dele.

Em seguida, Raimundo tentou matar Antônio Francisco da Silva, de 45 anos, seu ex-sogro. A vítima reagiu, tomou a arma do agressor e o matou a tiros. Após o crime, Antônio fugiu do local.

Os registros mais frequentes são no Cartório de Registro Civil da 3ª Zona, no João Paulo, e da 1ª Zona, na Rua do Egito.

Divulgação/MP-MA

A Ouvidoria do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) tem recebido denúncias sobre filas longas em cartórios de São Luís. Os registros mais frequentes são no Cartório de Registro Civil da 3ª Zona, no João Paulo, e da 1ª Zona, na Rua do Egito. Segundo as reclamações, mesmo chegando de madrugada, muitas pessoas não conseguem atendimento por falta de senhas.

Sandra Elouf, ouvidora do MP-MA, afirma que as denúncias incluem fotos e vídeos das filas. Segundo ela, há casos de cidadãos que chegam às 4h ou 5h da manhã e ainda assim não são atendidos.

"Recebemos essas reclamações através do sistema da Ouvidoria e estamos encaminhando aos órgãos e instituições que devem resolver esse problema porque não deve acontecer esse desgaste, essa humilhação que o cidadão está sofrendo, principalmente pessoas idosas”, destaca.

Quinta-feira (19)

Influenciador "Rei da Juquira" é preso após 16 anos foragido por suspeita de homicídio

Reprodução/Redes Sociais

Reinaldo da Silva Melo, o 'Rei da Juquira', foi preso nessa quarta-feira (17) pela Polícia Civil na zona rural de Olho d’Água das Cunhãs, no Médio Mearim. Ele estava foragido havia 16 anos por um mandado de prisão preventiva por homicídio.

De acordo com as investigações, ele é acusado de matar Fábio Gomes da Silva em 12 de dezembro de 2009, no município de Paulo Ramos.

A polícia aponta que o crime foi motivado por vingança, pois Reinaldo acreditava que Fábio teria participado da morte de seu pai, Arlindo Hortêncio de Melo, assassinado durante a campanha eleitoral de 2004, também em Paulo Ramos.

Nove dos 18 deputados federais do Maranhão votaram a favor da urgência do projeto que propõe anistia a pessoas condenadas por participação em atos golpistas desde 2022

Câmara dos Deputados/Montagem g1

Nove dos 18 deputados federais do Maranhão votaram, na quarta-feira (17), a favor da urgência do projeto que propõe anistia a pessoas condenadas por participação em atos golpistas desde 2022. A decisão foi tomada na Câmara dos Deputados.

➡️ Aprovar a urgência significa acelerar a tramitação do projeto. O texto não precisará passar por comissões e poderá ser votado agora direto no plenário.

Dos parlamentares maranhenses, sete votaram contra a proposta, um se absteve e outro não compareceu à sessão. No total, a urgência foi aprovada com 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções.

Equipe do IML remove corpo da vítima.

Juvêncio Martins/TV Mirante

Mikaelly Raquel Campos morreu na madrugada desta quinta-feira (18) após ser derrubada de uma moto na Avenida Daniel de La Touche, no bairro Cohaserma, em São Luís.

Segundo a polícia, ela e o namorado voltavam da praia quando foram abordados por criminosos em duas motos sem faróis.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a vítima não resistiu. Os criminosos fugiram e a polícia deve usar imagens de câmeras de segurança da região para tentar identificá-los.

José Batista Filho foi assassinado durante uma tentativa de assalto, em Timon

Reprodução/Redes Sociais

Um homem identificado como José Batista Filho, de 63 anos, morreu no Hospital de Urgência de Teresina após ser baleado durante uma tentativa de assalto em Timon (MA), na quarta-feira (17). Ele era tio do vereador de Timon, Tallys Monteiro.

De acordo com a polícia, José Batista foi atingido por disparos quando três criminosos tentaram roubar sua moto. A vítima foi socorrida e levada para atendimento de urgência em Teresina, no Piauí, mas não resistiu aos ferimentos.

Logo após o crime, a Polícia Militar saiu em busca dos criminosos e encontrou dois suspeitos, identificados como Francisco Vitor Martins da Silva e Carlos Charles Rodrigues da Silva. Um terceiro suspeito, identificado como Antônio Diego, conseguiu fugir e está sendo procurado.

Sexta-feira (19)

Vídeo mostra momento em que jovem cai moto e morre em tentativa de assalto em São Luís

Vídeos de câmeras de segurança registraram o momento em que Micaele Raquel Campos, 19 anos, foi morta durante um possível assalto na madrugada de quinta-feira (18), na Avenida Daniel de La Touche, em São Luís (veja acima).

De acordo com a polícia, ela voltava da praia com o namorado quando foram abordados por dois criminosos em duas motos. A Polícia Civil investiga o caso como latrocínio (roubo seguido de morte).

prefeito de Igarapé Grande (MA), João Vitor Xavier, é suspeito de matar a tiros o policial militar Geidson Thiago da Silva

Arquivo pessoal

A Justiça do Maranhão concedeu um habeas corpus para o prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), acusado de assassinar o policial militar Geidson Thiago da Silva, em Trizidela do Vale, no Maranhão, em julho deste ano. Ele estava preso desde 15 de julho, após se entregar à polícia.

A decisão é do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos. No documento, a Justiça determinou a soltura de João Vitor sob a condição de que ele seja monitorado com tornozeleira eletrônico, compareça em juízo, a cada 30 dias, para informar e justificar suas atividades, dentre outras medidas cautelares.

Marcelo Jorge Torres é ex-prefeito de Godofredo Viana e foi preso por desvios de dinheiro da merenda escolar

Divulgação

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) revogou a prisão preventiva do ex-prefeito de Godofredo Viana, Marcelo Jorge Torres, investigado por suposto envolvimento no desvio de recursos públicos destinados à merenda escolar da rede municipal.

A decisão foi proferida pelo desembargador Raimundo Nonato Neris Ferreira, que já havia concedido habeas corpus à irmã do ex-prefeito, Gihan Ayoub Jorge Torres, e ao empresário Antônio da Conceição Muniz Neto, ambos réus no mesmo processo.

Sede do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

Divulgação/TCE-MA

O Ministério Público de Contas do Maranhão (MPC-MA) identificou que o servidor Gilson Pereira Costa acumula, de forma irregular, sete cargos em prefeituras do Maranhão e recebe R$ 15.546,00 por mês. A soma das cargas horárias declaradas chega a 156 horas por semana.

A investigação aponta que o nome de Gilson Pereira Costa consta nas folhas de pagamento de sete municípios maranhenses são eles Amapá do Maranhão, Centro Novo, Godofredo Viana, Junco do Maranhão, Presidente Médici, Santa Rita e Turilândia.

Sábado (20)

Presos dois suspeitos de envolvimento em tiroteio entre grupos criminosos no bairro Alemanha, em São Luís

Divulgação/Redes sociais

Foram presos dois dos envolvidos em um tiroteio entre facções criminosas no bairro Alemanha, em São Luís, registrado na noite da última quinta-feira (18). Durante a troca de tiros, um dos envolvidos foi baleado e morreu.

Os presos são Aldair José Campo Morais, conhecido como “Pitoco”, e Luís Henrique Sales, o “Pinguim”, ambos moradores da Alemanha, onde o tiroteio aconteceu. Com eles, os policiais apreenderam duas armas de fogo, sendo um revólver e uma espingarda, além de munições e entorpecentes.

Parte da estrutura de Igreja Católica desaba no bairro da Cohab, em São Luís

Parte da estrutura da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fica no bairro Cohab Anil II, em São Luís, desabou no sábado (20). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), não houve feridos.

A parte que desabou estava em obras e não havia ninguém no local no momento do incidente. Já alguns veículos que estavam estacionados próximos à igreja foram atingidos pelos destroços. Ainda não há informações sobre as causas exatas do desabamento.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.