G1

Veja o que se sabe sobre a morte da menina de quatro anos em escola de Teresina


'Presente que recebi no aniversário foi um caixão com o corpo da minha filha', diz pai

Uma menina de quatro anos morreu após uma penteadeira cair sobre ela dentro de uma sala de brinquedos de uma escola privada na Zona Leste de Teresina, na terça-feira (5). Alice Brasil Souza da Paz foi velada e sepultada na quarta-feira (6), em um cemitério particular. A Polícia Civil abriu inquérito e investiga o caso.

LEIA TAMBÉM: Mãe diz que encontrou filha sendo reanimada em ambulância parada na rua após acidente

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Segundo o delegado Hugo de Alcântara, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, outra criança passou por debaixo da penteadeira no momento em que o móvel caiu. As aulas foram temporariamente suspensas na unidade escolar, com retorno previsto para a segunda-feira (11).

LEIA MAIS: 'Presente que eu recebi no meu aniversário foi um caixão com o corpo da minha filha', diz pai

O g1 preparou uma reportagem com o que se sabe sobre o caso. Veja a seguir as perguntas seguidas das respostas:

O que aconteceu?

Quem era a criança envolvida no acidente?

O que diz a Polícia Civil?

Como os pais da vítima souberam do acidente?

Qual o posicionamento da escola?

Outras crianças presenciaram o acidente?

1. O que aconteceu?

Uma criança de quatro anos morreu na tarde da terça-feira (5) após ser atingida por uma penteadeira que caiu sobre ela em uma sala de brinquedos da Unidade Kennedy do Colégio CEV, no bairro Morada do Sol, na Zona Leste de Teresina. A menina estava deitada no chão brincando no momento do incidente.

2. Quem era a criança envolvida no acidente?

Alice Brasil, de 4 anos, morreu após penteadeira cair sobre ela dentro de escola em Teresina

Arquivo pessoal

A vítima era Alice Brasil Souza da Paz, que havia completado quatro anos na segunda-feira (4), comemorou o aniversário junto com o irmão gêmeo na manhã do dia do incidente na escola. Alice era filha do major do Exército Cláudio Sousa e da fotógrafa Dayana Brasil.

Os pais descreveram a menina como "uma criança esperta e carinhosa com os mais próximos." Cláudio Sousa sepultou a filha no dia do próprio aniversário.

3. O que diz a Polícia Civil?

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) está investigando o caso. Segundo o delegado Hugo de Alcântara, outra criança estava brincando próximo à penteadeira quando ela caiu sobre Alice. Em nota, o CEV Colégio relatou que o outro aluno havia passado embaixo do móvel infantil.

O delegado destacou que os vídeos do momento do acidente já estão sendo analisados pela equipe. A DPCA já colheu depoimentos de algumas testemunhas. Os pais de Alice Brasil ainda não foram ouvidos.

Testemunhas já foram ouvidas, incluindo tios da menina. Os pais não prestaram depoimento. A DPCA tem 30 dias para concluir o investigação.

4. Como os pais da vítima foram informados?

Durante entrevista coletiva, os pais de Alice, o major do exército Claudio Sousa e a fotógrafa Dayana Brasil, disseram que receberam duas versões diferentes da escola sobre o acidente. A mãe destacou que encontrou a filha sendo reanimada em uma ambulância. Em nota, a escola declarou que tentou contactar os pais durante o percurso com a menina para o hospital.

"A professora da manhã me ligou e disse 'aconteceu alguma coisa com a Alice na sala aqui do lado, estão levando ela para a UPA, sofreu um acidente'. Ai a ligação falha, eu falei 'Leva para [o hospital] Unimed, que eu tenho plano de saúde da Unimed. Leve para lá que eu estou indo para lá. Ai ela falou 'Não, estão indo pra UPA do Satélite, que é mais próximo. Cheguei na UPA, falei que minha filha tinha dado entrada aqui, e disseram 'não senhora, aqui a gente nem atende criança dessa idade", disse.

Ainda conforme a fotógrafa, a filha não chegou ao hospital porque uma ambulância foi ao encontro do carro onde eles estavam indo a caminho da UPA. O atendimento começou imediatamente, com manobras de reanimação. Após várias tentativas, a mãe conseguiu contato com uma professora do turno da tarde, que informou onde o socorro estava sendo feito. A morte de Alice foi constatada cerca de 40 minutos depois.

5. Qual o posicionamento da escola?

O CEV Colégio divulgou uma nota no dia do acidente informando que "lamenta profundamente o falecimento" da aluna e que está oferecendo apoio e suporte psicológico à comunidade escolar e à professora que presenciou o momento em que o móvel caiu em cima da menina. Na sexta-feira (8), a unidade escolar detalhou a dinâmica do acidente.

Segundo nota divulgada pela escola, Alice brincava com outras quatro crianças por volta das 13h30. Ela estava deitada perto da penteadeira quando outro aluno passou embaixo do móvel, que acabou tombando e atingindo a menina.

"De imediato, uma das professoras retirou o móvel, enquanto outra a levou rapidamente para a enfermaria da escola. A enfermeira iniciou os primeiros atendimentos e, ao constatar a gravidade da situação, acionou o Samu", diz trecho do comunicado.

O CEV destacou que, após o atendimento inicial, Alice Brasil foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, sob orientação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A instituição afirmou estar contribuindo com a investigação da Polícia Civil.

6. Outras crianças presenciaram o acidente?

A escola informou, em nota, que quatro crianças estavam na sala brincando com Alice. De acordo com a família, o irmão gêmeo de Alice e outras crianças que estavam no local presenciaram o acidente.

"Ele estava com ela onde tudo aconteceu. Ele viu tudo. Como eu vou explicar para uma criança de 4 anos que sua irmã, que dividia tudo com ele, desde o ventre da minha amada esposa... ele viu tudo, presenciando uma cena que nenhuma criança ou pessoa poderia ver" relatou o pai, o major do exército Cláudio Sousa.

Leia também:

Criança de 4 anos morre após acidente em escola na Zona Leste de Teresina

Outra criança brincava em penteadeira quando móvel caiu e matou menina em escola, diz delegado

Mãe diz que encontrou filha sendo reanimada em ambulância parada na rua após acidente em escola de Teresina

Menina foi levada por professoras à enfermaria após acidente com penteadeira, diz escola

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.