Coluna de poeira se forma durante tempestade de areia em Lençóis Paulista
Uma enorme coluna de areia foi registrada por moradores de Lençóis Paulista (SP), nesta segunda-feira (22), engolindo parte da cidade. O fenômeno também atingiu outras regiões do estado de SP, como Bauru, Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto (SP).
Imagens feitas do alto de um prédio mostram a nuvem cobrindo parte da cidade do centro-oeste paulista. (Veja no vídeo acima)
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Em Lençóis Paulista, as rajadas de vento chegaram a 86 km/h, segundo a Defesa Civil. Houve queda de árvores, postes e estruturas metálicas de empresas e eventos. Cerca de 20 mil residências ficaram sem energia, de acordo com a CPFL.
Também foram registrados destelhamentos de casas e falta de água em alguns bairros devido à paralisação no bombeamento.
Chuva causou estragos em Lençóis Paulista (SP)
Prefeitura de Lençóis Paulista/Divulgação
Leia também
VÍDEO: ventania arranca duas caixas d'água de prédio em construção no interior de SP
Tempestade de areia
Segundo a Defesa Civil, na semana passada o estado foi influenciado pela atuação de uma intensa massa de ar seco, que resultou em vários dias consecutivos de tempo estável, ausência de chuvas e temperaturas elevadas.
Esse cenário favoreceu o ressecamento do solo, tornando-o mais suscetível ao levantamento de poeira com a chegada de sistemas meteorológicos mais ativos, como frentes frias ou linhas de instabilidade.
Nessas condições, a poeira em suspensão pode dar origem ao fenômeno conhecido como tempestade de areia.
Ainda conforme o órgão, o monitoramento desse tipo de ocorrência é um desafio, já que tempestades de areia em escala estadual são de difícil detecção por imagens de satélite.
Tempestade de poeira atinge cidades no interior de SP
coluna de poeira se forma durante tempestade de areia no interior de SP
Defesa Civil/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região