Redemoinho em queimada forma nuvem de cinzas e fumaça em Patos de Minas
Um redemoinho de cinzas se formou durante um incêndio em Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, e atravessou uma avenida. A cena foi gravada pelo cinegrafista Emílio Braga, da TV Integração, enquanto o profissional fazia imagens da devastação causada por um incêndio de grandes proporções, em uma área equivalente a 40 campos de futebol, no Bairro Bela Vista, na tarde de terça-feira (16).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
A imagem mostra uma labareda de fogo às margens da vegetação, e depois, a formação do redemoinho. O fenômeno durou cerca de dez segundos e percorreu alguns metros até concluir a travessia da avenida. Assista à imagem acima.
Um homem que corria no local parou para observar a passagem da nuvem de fuligem. O registro também mostra o instante em que, já do outro lado da via, o redemoinho perde força e as cinzas se dissipam até se tornarem imperceptíveis.
À TV Integração, o climatologista Ruibran dos Reis explicou que esse fenômeno é chamado de “vórtice” e ocorre por causa de uma diferença grande de temperatura entre o solo aquecido e o ar atmosférico. Ainda segundo Ruibran, esse tipo de redemoinho é comum no cerrado mineiro e ocorre no período que antecede as primeiras chuvas.
LEIA TAMBÉM:
Redemoinho de terra forma imagem impressionante em Uberlândia; veja VÍDEO
VÍDEO: Redemoinho é registrado em Monte Alegre de Minas; entenda o fenômeno
Um homem que caminhava parou para acompanhar o redemoinho
Emílio Braga/TV Integração
Incêndio cercou um hipermercado de Patos de Minas
O incêndio de grandes proporções atingiu o Bairro Alto Limoeiro, na manhã de terça-feira (16). O fogo consumiu cerca de 29 hectares de vegetação, o equivalente a mais de 40 campos de futebol.
O incêndio teve início na pastagem seca próxima a um hipermercado, se espalhando rapidamente. Ninguém ficou ferido.
Imagens feitas por clientes que estavam no estacionamento do estabelecimento mostram a fumaça que tomou conta da área, “escurecendo” a região. Assista ao vídeo abaixo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram mobilizadas quatro viaturas e oito bombeiros, além do apoio de cerca de 40 brigadistas do hipermercado para proteger o edifício, que estava cercado pelas chamas. A rápida propagação do fogo também afetou propriedades rurais vizinhas, que precisaram de apoio para proteger a pastagem e os animais.
Equipes da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Trânsito (Settran) também foram acionadas para ajudar a controlar o fluxo de veículos, devido ao perigo das chamas próximas à pista e ao excesso de fumaça dificultando a visibilidade.
O Corpo de Bombeiros informou que uma fiação elétrica foi atingida, causando o rompimento de um cabo de energia, que caiu sobre a via. Em nota, a Cemig afirmou que "a rede elétrica e o fornecimento de energia não foram afetados na região".
As chamas foram controladas horas depois. O trabalho continuou com o rescaldo e monitoramento da área para evitar reintegrações do fogo.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas