G1

Você sabia? Descubra passagens pouco conhecidas sobre a Guerra dos Farrapos


Descubra passagens pouco conhecidas sobre a Guerra dos Farrapos

Arte/RBS TV

Na semana que celebra o Dia do Gaúcho, o Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, faz uma viagem pela história e explora passagens pouco conhecidas da Revolução Farroupilha. O episódio colocou de lados opostos republicanos e imperiais entre 1835 e 1845.

📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

Conheça a Porto Alegre protegida por muros, a pequena ilha do Jacuí que foi palco de um grande confronto, a igreja que serviu de esconderijo aos farroupilhas, os imigrantes alemães decisivos no conflito. E uma raridade: uma antiga versão do hino rio-grandense.

Confira os destaques do especial Na Trilha dos Farrapos:

Porto Alegre

Já imaginou uma Porto Alegre cercada por muros e com um portão de acesso? Pois entre 1778 e 1845, a capital do Rio Grande do Sul teve um sistema de proteção para evitar invasores.

A estrutura, segundo o arquiteto, doutor em planejamento urbano e regional e membro do Instituto Histórico e Geográfico do RS, José Daniel Craidy Simões, servia para controlar a entrada e saída da cidade. Após a guerra, ela foi retirada não deixando rastros. Simões desenvolveu uma pesquisa para determinar sua exata localização.

"Tem documentos que foram fundamentais e que sobrepostos a fotografias de satélite, a gente pode então chegar à localização do portão", explica.

"Na Trilha dos Farrapos": Conheça a história da Revolução Farroupilha

Triunfo

Já ouviu falar na ilha do Fanfa? É um pequeno território onde hoje fica o município de Triunfo. Na região aconteceu uma das batalhas mais sangrentas da Guerra dos Farrapos. Foi lá que alguns líderes do movimento, como Bento Gonçalves, foram presos.

O historiador Fabrício Viegas lembra que Bento Gonçalves, depois de passar pela fortaleza de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, foi levado à uma prisão na Bahia. De lá, consegue escapar de forma épica.

"Ele tinha permissão para nadar no mar e a cada dia ele ia cada vez mais longe. Até que um dia ele se perde da vista dos oficiais, encontra uma embarcação guiada por aliados maçons que o ajudam a fugir”, conta Viegas.

"Na trilha dos Farrapos" em Triunfo

Viamão

Uma igreja é um local sagrado e voltado à oração, certo? Mas no caso da igreja matriz de Viamão, na Região Metropolitana, o prédio também serviu de proteção para períodos de guerra. O historiador e produtor cultural Vitor Ortiz diz que foi construída como uma fortaleza.

"Dentro do contexto dos conflitos entre portugueses e espanhóis. Tinha havido a invasão de Rio Grande em 1763 e logo em seguida começa a construção da igreja em Viamão com projeto de um engenheiro militar", explica.

"Na Trilha dos Farrapos" em Viamão

São Leopoldo

O que os imigrantes alemães tem a ver com a guerra farroupilha? Muita coisa! Num dos episódios mais marcantes, mas pouco conhecidos, o tenente Henrique Moyse, numa ação cinematográfica, foi decisivo pra que os imperiais retomassem o controle de Porto Alegre, em junho de 1936.

"Ele estava preso com cerca de 50 pessoas, entre eles alguns de alto posto, e é ele que consegue se mobilizar e fazer com que esse grupo se levante. Ele escapa e vai até um navio-cadeia para libertar outros legalistas presos. Infelizmente, Moyse é pouco lembrado", relata o historiador Rodrigo Trespach.

"Na Trilha dos Farrapos" em São Leopoldo

E o hino rio-grandense?

Um dos símbolos máximos do nosso estado também tem uma história curiosa. O maestro Joaquim José Mendanha liderava uma banda que servia ao império e acabou prisioneiro dos farrapos após uma batalha em Rio Pardo. A serviço dos novos comandantes, fez a música do hino, que ao longo da história teve várias letras.

Documentos com uma antiga versão do hino foram recuperados por um pesquisador e entregue ao Instituto Histórico e Geográfico do RS. O historiador e arquivista Alexandre Veiga explica que esse tipo de material era usado como propaganda.

"Havia a necessidade de levar à população da melhor forma possivel essas ideias todas, essas concepções que tava se pretendendo, e o hino também fazia parte disso", esclarece.

VÍDEOS: Especial 'Na Trilha dos Farrapos'

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.