Confira os principais destaques do g1 AC entre os dias 7 a 13 de setembro
Arte g1
O g1 lista as reportagens mais acessadas para você ficar por dentro de tudo que aconteceu entre 7 a 13 de setembro Confira tudo abaixo:
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Mateus Lima da Silva, de 30 anos, foi dado como desaparecido há três anos, segundo a Polícia Civil
Reprodução
Homem desaparecido achado em coma
A Polícia Civil do Acre tenta encontrar familiares de Mateus Lima da Silva, de 30 anos, que estava desaparecido há três anos e foi identificado ao dar entrada no Pronto-Socorro de Rio Branco em agosto deste ano.
A mãe de Mateus registrou um boletim de ocorrência pelo sumiço em 2022. A família mora no bairro Base, na capital, e ele foi visto pela última vez na época em direção ao bairro Irineu Serra.
Ele só foi identificado após o Instituto de Identificação consultar as impressões digitais dele. Após a busca, foi possível identificá-lo em uma plataforma nacional que o Acre passou a integrar e que concentra dados de pessoas desaparecidas de todo o país.
Veja nesta reportagem o que já se sabe sobre o caso.
Vídeo mostra briga em que mulher mata idoso com golpes de canivete em praia no AC
Idoso morto com golpes de canivete
O aposentado Francisco Tomaz Pereira da Silva, de 61 anos, foi morto a golpes de canivete em uma praia de Feijó, interior do Acre, no último sábado (6). O crime ocorreu durante uma briga com uma mulher, que não teve o nome divulgado, e foi presa em flagrante.
Um homem que estava em uma barraca ao lado filmou o momento da briga entre os dois.
O vídeo mostra que a briga começou na parte de baixo de uma barraca. Francisco Tomaz aparece discutindo com a mulher e com outros homens. A discussão vira agressão. Ele empurra a mulher, que cai no chão.
Francisco chegou a ser socorrido por uma ambulância, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Geral de Feijó Dr. Baba, em Feijó.
Jonnavila Ruanna morreu na noite de 29 de junho na UPA do Segundo Distrito
Arquivo pessoal
Família de enfermeira contesta laudo
Passados três meses da morte da enfermeira Jonnavila Ruanna da Silva, de 32 anos, em Rio Branco, os familiares seguem atrás de resposta para a fatalidade.
Ela foi levada pelo namorado Antônio Pablo Silva Lopes para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, com dores no corpo e dificuldade de respirar na noite de 29 de junho. Mas, ao chegar no local, teve uma parada cardiorrespiratória e morreu.
Durante o atendimento, a equipe da unidade percebeu hematomas no corpo da mulher, e consideraram possíveis indícios de agressões. A Polícia Militar foi acionada.
À época, a família culpou Lopes e afirmou que ela vivia um relacionamento abusivo. Uma parente de Jonnávila, que pediu para não ser identificada, afirmou que o atestado de óbito atribuiu a morte a causas naturais e que o caso segue em investigação. Confira aqui.
67 pessoas foram atendidas por envenenamento no Acre
Getty Images via BBC
Mais de 60 envenenamentos
Nos últimos dez anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 67 atendimentos em prontos-socorros relacionados a envenenamentos que evoluíram para internação, em alguns casos com óbito no Acre. O levantamento inédito foi divulgado na última segunda-feira (8) pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede).
Os dados analisados não oferecem um maior detalhamento dos casos de envenenamento, de forma geral.
Com relação as internações por envenenamento acidental ou intencional por exposição a substâncias nocivas, o ano com o maior número foi 2023 com 10 casos. Já o ano de 2022 foi ano com o menor registro, com apenas uma internação.
Isaul Mesquita do Nascimento morreu após colidir moto contra poste no interior do AC
Reprodução
Jovem morre após bater em poste
O jovem Isaul Mesquita do Nascimento, de 19 anos, morreu na tarde de terça-feira (9). Ele perdeu o controle da moto e bateu em um poste de energia elétrica. O acidente ocorreu na Estrada do Colonacre, em Tarauacá, no interior do Acre.
A Polícia Militar informou que quando a viatura chegou ao local a vítima já havia sido levada para o Hospital Dr. Sansão Gomes.
Testemunhas contaram à polícia que a vítima perdeu o controle da moto ao fazer uma curva e bater no poste. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado, atendeu Isaul no local e o levou para o hospital.
Veja quem são os presos que fugiram do presídio de Cruzeiro do Sul
Reprodução
Oito presos fogem no interior do Acre
Oito presos fugiram do Presídio Manoel Neri da Silva de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, na tarde do último dia 6. Essa foi a quarta fuga registrada nos presídios do estado em pouco mais de três meses.
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que os presos saíram por um buraco feito na cela 725 do bloco 7.
O Iapen informou ainda que, devido o trabalho de buscas e de uma verificação de estrutura em todo o presídio, as visitas ficaram suspensas no domingo (7). Veja a lista completa dos fugitivos.
Reveja os telejornais do Acre