Membros da Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna participaram de uma reunião virtual com representantes do Hospedale Sacro Cuore Don Calabria di Negrar, de Verona, na Itália, para discutir possíveis parcerias entre as duas instituições. A conversa foi intermediada pelo bispo de Itabuna, Dom Jailton de Oliveira Lino, da Congregação Pobres Servos da Divina Providência.
De acordo com Dom Jailton Lino, o intercâmbio pode ocorrer por meio da Comissão de Saúde Calabriana, que faz parte do Sacro Cuore Don Calabria di Negrar, e que colabora com hospitais em países como Filipinas, Angola e o próprio Brasil. “Eu estou tentando fazer esse link também com a Santa Casa de Itabuna que, historicamente, atende pessoas humildes. São moradores de 120 municípios atendidos pelos hospitais da instituição do sul da Bahia”, afirma o Bispo de Itabuna.
Dom Jailton Lino explica que foi um contato inicial com os representantes do Sacro Cuore Don Calabria di Negrar e que, ainda no primeiro semestre do ano que vem, farão uma visita técnica aos hospitais da Santa Casa de Itabuna. “Com a possibilidade de que seja costurado, quem sabe, um termo de colaboração no campo da formação de profissionais técnicos da Santa Casa de Itabuna. Mais adiante, pode se discutir também a viabilidade da adesão à telemedicina”, diz.

