O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, afirmou que será realizada uma reunião nesta semana com líderes do União Brasil em meio ao desejo do partido de reformulação dos indicados à Esplanada. O ministro, porém, negou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tenha pedido a chefia do Ministério da Saúde.
“Em nenhum momento Arthur Lira reivindicou qualquer ministério. Temos que ser justos em relação a isso”, disse Padilha a jornalistas, após reunião no período da manhã com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada. “Lula, em nenhum momento, colocou Ministério da Saúde como cota partidária de qualquer partido.
Padilha confirmou que a reformulação dos ministérios do União Brasil está na pauta do governo, em meio à iminente demissão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e à nomeação do deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) para os próximos dias.
No sábado (17), o parlamentar se reuniu com Lula no Pará. O encontro foi o primeiro entre ambos. “Esse governo respeita parlamentares e quer o melhor diálogo possível”, disse o ministro.
Apesar dos acenos de Lula de que haverá a substituição de Daniela no Turismo para melhorar a relação do governo na Câmara, especialmente com o União Brasil, deputados avaliam que a troca envolve uma pasta “pequena” e não resolve o problema do Executivo. Há algumas semanas, o Centrão já tem se movimentado para controlar o Ministério da Saúde, pasta com um orçamento de R$ 188,3 bilhões neste ano e que foi por muito tempo feudo do PP de Lira.
Publicada por: Pr. Elias Fernandes
Copyright © 2024 PROEVES FM (BEM VINDO). Todos os direitos Reservados.